Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vale e Pacific Hydro construirão e operarão dois parques eólicos no Brasil

Rio de Janeiro, 22 jun (EFE).- A Vale e a firma australiana de energias renováveis Pacific Hydro anunciaram nesta sexta-feira o investimento de cerca de R$ 650 milhões para a construção e operação de dois parques eólicos no estado do Rio Grande do Norte.

Em comunicado, as empresas informaram que fecharam um acordo para a constituição de uma joint venture mediante a qual cada empresa será proprietária de 50% das novas instalações, que já dispõem das licenças ambientais.

Está previsto que a Vale seja a consumidora exclusiva da energia produzida pelas unidades, que estarão operando em 2014, por um período de 20 anos.

‘A demanda global da Vale por energia elétrica crescerá 150% até 2020 e estamos buscando alternativas para suprir essa necessidade de modo sustentável, utilizando fontes renováveis, como a hidroelétrica, eólica e biomassa’, disse a diretora de sustentabilidade da Vale, Vânia Somavilla.

Enquanto isso, o executivo-chefe da Pacific Hydro, Rob Grant, assinalou que o acordo com a Vale representa um passo importante da estratégia de sua empresa no Brasil.

‘Este modelo permitirá a expansão do mercado eólico brasileiro além do mercado de leilões regulados, no qual se desenvolveu até agora a maior parte da capacidade eólica brasileira e estamos buscando aprofundar nossa associação com a Vale no Brasil e no mundo’, afirmou Grant. EFE