Temer sanciona lei que altera nome do Aeroporto de Congonhas

Mudança homenageia o ex-deputado José Freitas Nobre, exilado nos anos 1960

O presidente Michel Temer sancionou nesta segunda-feira (19) a lei que altera o nome do Aeroporto de São Paulo/Congonhas, em São Paulo, para Aeroporto de São Paulo/Congonhas – Deputado Freitas Nobre, em homenagem ao ex-deputado cearense José Freitas Nobre (1921-1990).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e já entrou em vigor.

A lei originou-se de um Projeto de Lei da Câmara (PLC) de 2012 do ex-deputado João Bittar. O PLC foi aprovado pelo Senado no último dia 25.

Além de político, Freitas Nobre era jornalista, advogado, professor e escritor. Ficou notoriamente conhecido por sua luta pela redemocratização do país. Foi vice-prefeito de São Paulo e, vítima de perseguição política no período pós-1964, exilou-se na França.

Retornou ao Brasil em 1967 e voltou à vida pública, onde conquistou seis mandatos consecutivos de deputado federal. Sua atuação política foi dedicada, em especial, à luta pela anistia e pelo movimento “Diretas Já”.

(Com Agência Senado)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Mendes Mendes

    Que palhaçada. Não sei quem é o homenageado, se merece ou não. Mas estas mudanças de nomes que politicos praticam é um pé no s. , que façam estas homenagens nas obras novas que concluirem.

    Curtir

  2. Exílio na França?
    Por que não mudam o nome do aeroporto de Orly?

    Curtir

  3. Mais uma coisa para os estrangeiros estranharem no Brasil.

    Curtir

  4. Os políticos são seres execráveis e abomináveis. Esse vigarista, bandido, cretino e corrupto do temer resolveu alterar o nome do aeroporto de CGH. Daqui á pouco esse fdp vai homenagear o lula, dilma e aécio.

    Curtir

  5. oneias cezar filho

    Êta Brasil! Igual ao Maracanã, mudado para Mário Filho. Só que continua Maracanã até hoje. Igual a Galeão, que mudaram para Tom Jobim, e continua Galeão. Acaba sendo desmoralizante para quem cede o nome postumamente.

    Curtir

  6. Continuará Congonhas e o palhaço que cedeu o nome nontinuara no anonimato

    Curtir

  7. Neli Aparecida de Faria

    O grande Freitas Nobre se envergonharia dessa homenagem!

    Curtir

  8. Cesar8002UTB

    Pra ser homenageado só pode ser comuna.

    Curtir