Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Televisa deve adquirir participação na Univision

Negócio implicará a união, no longo prazo, das duas maiores emissoras em língua espanhola do mundo

O Grupo Televisa, a maior empresa de TV do México, assinou acordo pelo qual investirá 1,2 bilhão de dólares na Univision Communications dos Estados Unidos, informou o Financial Times. O negócio implicará a união, no longo prazo, das duas maiores emissoras em língua espanhola do mundo, pondo fim a discussões judiciais sobre acordos de programação.

Dinheiro e ações equivalentes a 50% do capital da TuTV – que transmite alguns dos canais pagos da Televisa nos EUA – darão ao grupo mexicano 5% de participação inicial no grupo americano de TV aberta e por assinatura, bem como debêntures conversíveis que permitirão com que essa fatia aumente para 30% do capital. A Televisa ainda terá a opção de elevar sua posição para 40% no longo prazo.

A concretização do negócio, contudo, exige alteração da legislação americana sobre propriedade estrangeira de empresas de radiodifusão, a qual limita a participação de investidores externos a 25%. Televisa e Univision declararam não saber dizer, de imediato, quando ou como essas leis poderiam ser alteradas.

Para a Televisa, o negócio é uma aposta no mercado hispânico dos EUA, que está atraindo parcela crescente de investimentos em propaganda, tendo como pano de fundo a ampliação do poder aquisitivo dos latinos. “Estamos muito otimistas quanto ao potencial de crescimento no longo prazo do mercado de mídia hispânica dos EUA”, disse Emilio Azcarraga Jean, presidente e CEO da Televisa.

O acordo estende para até pelo menos 2020 o acordo de programação entre os dois grupos, o qual estava previsto para expirar em 2017, além de dar à Univision direitos exclusivos ao conteúdo da Televisa nos EUA, incluindo os jogos de futebol do campeonato mexicano.