Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Senador Blairo Maggi estreia na lista da Forbes ‘em família’

Fortuna do senador do PR é de US$ 1,2 bi — mas patrimônio total de sua família, que tem outros representantes no ranking, chega ao patamar de US$ 5,7 bi

O senador do PR, Blairo Maggi, mais conhecido como “rei da soja”, figurou pela primeira vez na lista de bilionários da Forbes, publicada nesta segunda-feira. Maggi aparece como dono de uma fortuna da ordem de 1,2 bilhão de dólares. O empresário do setor do agronegócio é o 45º mais rico do Brasil e o 1.607º mais rico do mundo, segundo a publicação.

Filho do magnata da soja André Maggi, Blairo não é o único de sua família a estrear na lista. Também aparecem sua mãe, Lucia Maggi, a irmã, Marli Pissollo, e os cunhados Itamar Locks e Hugo Ribeiro. O grupo André Maggi, do qual o senador detém participação de 16%, faturou 3 bilhões de dólares em 2012, dado mais recente apurado pela Forbes. A soma das fortunas dos quatro membros do clã é de 5,7 bilhões de dólares.

Apesar da entrada da família Maggi, a lista de brasileiros recuou no levantamento da Forbes este ano: passou de 65 para 54. A fortuna de muitos dos empresários também diminuiu impactada, sobretudo, pela desvalorização do real. Foi o caso das famílias Moreira Salles e Setubal (do Itaú Unibanco); Aguiar (herdeiras do Bradesco) e do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual.

Somando a fortuna dos 54, o total é 181,2 bilhões de dólares, uma queda de 5,42% em relação ao ano passado. Apesar da redução no número de brasileiros, houve estreias na lista. Além da família Maggi, subiram os empresários Carlos Sanchez e Maurizio Billi, da fabricante de genéricos EMS.

José Luis Cutrale, um dos maiores exportadores de suco de laranja do mundo, tinha entrado no ranking em 2000 e saído em 2001, mas está de volta neste ano. Outra que volta para a lista é Maria de Lourdes Egydio Villela, que tinha aparecido pela última vez entre os bilionários em 2013.

(Da redação)