São Paulo tem 1,6 milhão de veículos com débito de IPVA

Atrasos no imposto sobre veículos entre os anos de 2012 e 2016 somam R$ 523,7 milhões, segundo dados da Secretaria da Fazenda estadual

O estado de São Paulo tem 1,6 milhões de veículos com débitos no imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), segundo informações da Secretaria da Fazenda. O dado foi divulgado no Diário Oficial estadual desta quarta-feira. O total devido é de 523,7 milhões de reais e abrange débitos referentes aos anos de 2012 a 2016.

A Fazenda estadual enviou o aviso de que o IPVA estava em atraso para a casa dos proprietários. No total, foram 2,4 milhões de notificações – o número é maior pois um mesmo veículo pode ser devedor em mais de um exercício fiscal. A secretaria contabiliza 17,5 milhões de veículos sujeitos ao pagamento do imposto em todo o estado.

Quem recebe o aviso tem 30 dias para efetuar o pagamento da dívida ou fazer sua defesa. O pagamento pode ser feito através da internet, agências bancárias e caixas eletrônicos. O atraso no IPVA implica em multa de 20% do valor devido, mais juros.

Os contribuintes que permanecerem em débito são incluídos na dívida ativa do Estado, ficando sujeitos a multas maiores e medidas judiciais de cobrança.