Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Santander Brasil lucra 1,6 bilhão no 1º trimestre

Resultado representa um acréscimo de 14,4% em relação ao mesmo período do ano passado

O Santander Brasil deu a largada à temporada de divulgação do balanço dos grandes bancos com ações listadas na Bolsa. Nesta terça-feira, o banco espanhol anunciou que fechou o primeiro trimestre deste ano com lucro líquido de 1,6 bilhão de reais, o que corresponde a um crescimento de 14,4% em relação ao mesmo do período do ano passado. Em comparação com os três últimos meses de 2014, o resultado foi 7,3% maior.

O número ficou acima das expectativas de analistas do mercado financeiro e voltou a colocar a filial brasileira no topo das maiores geradoras de lucros para o Santander. A sucursal responde por 21% do lucro global do banco, à frente das filiais do Reino Unido (20%), da Espanha (15%), dos Estados Unidos (10%) e do México (7%). Levando em conta todas as filiais, o Santander teve um lucro líquido de 1,72 bilhão de euros.

Os resultados positivos se referem à política adotada pela companhia de expandir a carteira de créditos. Diferentemente do que tem feito seus maiores rivais, o Santander Brasil acelerou as concessões de financiamentos, especialmente para grandes empresas. No fim de março, o estoque de empréstimos do banco somava 324,7 bilhões de reais. O avanço também tem influência da associação com o Banco Bonsucesso, que permitiu à instituição espanhola fortalecer os seus negócios na área de crédito consignado.

Leia também:

Empréstimo da Caixa à Petrobras não passou pelo conselho

Bancos públicos vão elaborar modelos para concessões em infraestrutura

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)