Salário médio voltou a patamar de 2011 e 2012, dizem consultorias

De acordo com o levantamento, realizado com cerca de 300 empresas de SP, RJ e Campinas, o principal fator de dificuldade é a falta de confiança na economia

Um estudo das consultorias Hays e RH Plus divulgado nesta quarta-feira mostrou que o salário médio dos funcionários de empresas que atuam no Brasil voltou ao patamar observado entre 2011 e 2012.

De acordo com o levantamento, realizado com cerca de 300 empresas de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, o principal fator de dificuldade é a falta de confiança na economia. A queda na remuneração leva em conta a renda fixa (como salários, por exemplo) e variável (como PLR ou bônus).

Outra notícia negativa aos trabalhadores é que o salário admissional também está menor. Assim, quem irá começar a trabalhar neste ano deve, provavelmente, ganhar menos na comparação com que outros empregados ganhavam há alguns anos.

O estudo mostrou também que 60% dos entrevistados afirmaram que foi necessário cortar vagas nas empresas para qual trabalham no ano passado.