Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Receita com vendas de carne de frango cai 4,7% em abril, diz Ubabef

SÃO PAULO, 10 Mai (Reuters) – As exportações de carne de frango do Brasil em abril registraram uma queda de 4,7 por cento em receita, na comparação com o mesmo mês do ano passado, totalizando 656,8 milhões de dólares, informou a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) em nota nesta quinta-feira.

Nos primeiros quatro meses do ano a queda foi de 0,5 por cento ante 2011, totalizando 2,543 bilhões de dólares.

A queda na receita ocorreu apesar do aumento dos volumes exportados, devido aos preços mais baixos. Em abril, os embarques subiram 1,8 por cento, atingindo 331 mil toneladas de carne de frango. Já no acumulado do ano, houve alta de 3,7 por cento, somando com 1,3 milhão de toneladas.

“A queda nos volumes de embarques para o Kuweit, Catar, Turquia e outros países do Oriente Médio e Europa foram compensados pelo crescimento nos países africanos, o que impediu um registro negativo em volumes”, explicou a associação do setor.

“Contudo, não foi suficiente para evitar a queda em receita, o que mostra a perda de rentabilidade enfrentada pelos exportadores”, afirmou em nota.

O Oriente Médio continua sendo o principal mercado do produto brasileiro, importando 433,5 mil toneladas de carne de frango em 2012 –em queda de 9,4 por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Já a Ásia, segundo maior importador, adquiriu 388 mil toneladas, ou 12,7 por cento mais do que o registrado nos primeiros quatro meses de 2011.

As exportações para a África cresceram 43,9 por cento, totalizando 210,7 mil toneladas, enquanto a União Europeia, em quarto lugar, importou 153 mil toneladas, em baixa de 4,5 por cento.

A Ubabef afirmou que tem buscado incentivos do governo federal para melhorar sua capacidade competitiva, como a desoneração da folha de pagamento e a inclusão dos produtos avícolas no Programa Reintegra, como explicou o presidente do órgão, Francisco Turra.

(Por Patrícia Monteiro)