Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Publicação do edital do trem-bala atrasa

Atraso pode comprometer data do edital da primeira fase, previsto para ser divulgado em 10 de março

Apesar de o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, ter dito ainda em dezembro que a nova proposta de edital para a licitação do trem-bala brasileiro – que ligará Campinas a São Paulo e Rio – seria publicada até esta terça, o Diário Oficial da União não trouxe nenhum documento referente ao projeto.

Segundo a ANTT, ainda não se sabe quando a proposta será publicada. Com isso, a intenção de se disponibilizar o edital definitivo para a primeira fase do leilão até o dia 10 de março pode ficar comprometida, já que a proposta deverá passar ainda por consulta pública. O leilão está previsto para ocorrer seis meses após a publicação do documento final.

O leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV) já foi adiado por duas vezes e quando foi realizado, em julho do ano passado, não houve interessados. Por isso, o governo decidiu alterar o modelo de licitação, dividindo-o em duas partes. A primeira trata da tecnologia que será empregada nos trens. Somente após a definição do consórcio operador – responsável também pelo projeto executivo da linha – é que serão licitados trechos de obras civis.

(Com Agência Estado)