Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petroleiros decidem nesta terça se mantêm planos para greve

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O conselho deliberativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) se reúne na tarde desta terça-feira para avaliar propostas da Petrobras e decidir se mantém ou cancela planos para uma greve da categoria.

Na noite de segunda-feira, membros do conselho da FUP se reuniram com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, que apresentou uma nova proposta. O conselho é formado por dirigentes da federação e dos 12 sindicatos filiados.

Gabrielli se comprometeu, segundo a FUP, com a volta do pagamento extra de 100 por cento do turno do feriado de 7 de setembro, chamado de “dobradinho”. Com isso, os petroleiros garantiriam o pagamento de cinco feriados nacionais, além da segunda-feira de carnaval e do meio dia da quarta-feira de cinzas.

Outro fator considerado pelos sindicalistas como positivo foi o restabelecimento do avanço de nível automático dentro do plano de carreira a cada 24 meses.

Gabrielli teria se comprometido, segundo a federação, a aceitar as reinvidicações dos petroleiros com itens relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores, que eram tidos como os principais empecilhos para o fechamento de um acordo.

Em negociação anterior, já havia sido garantida a participação de representantes sindicais nas comissões de apuração de acidentes e incidentes potenciais, conforme critérios a serem estabelecidos de comum acordo.

Com relação ao índice de reajuste salarial, a FUP já havia sinalizado a aceitação dos 10,71 por cento propostos anteriormente pela Petrobras.

(Reportagem de Leila Coimbra)