Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papandreou reitera compromisso da Grécia com UE

Por Álvaro Campos

Atenas – O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, renovou hoje seu pedido de apoio aos partidos da oposição, antes da deliberação de um voto de confiança no Parlamento, marcado para amanhã.Ele iniciou conversas com o principal partido de oposição do país. “Eu espero que isso seja o começo de uma nova cultura política entre nós”, disse para membros do seu Partido Socialista (Pasok).

Papandreou também reiterou o compromisso do país em implementar as medidas combinadas no segundo pacote internacional de resgate, modificado na semana passada pela cúpula da União Europeia. Segundo ele, isso é um pré-requisito para a permanência da Grécia na zona do euro. “A questão não é o referendo. A questão é se nós conseguiremos implementar a decisão tomada. Eu acredito que nós conseguiremos. Rejeitar essa decisão significa que nós deixaríamos o euro”.

Mais cedo, o líder da legenda oposicionista Nova Democracia, Antonis Samaras, expressou apoio ao segundo pacote de ajuda para a Grécia, dizendo que o plano é inevitável, e pediu que Papandreou renuncie e dê lugar a um governo de transição, que prepararia novas eleições.

O premiê afirmou que o apoio da oposição ao pacote de ajuda é crucial, e que nesse caso não seria mais necessário realizar um referendo sobre o assunto, mas disse que convocar eleições agora significaria um “colapso”. As informações são da Dow Jones.