Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Onda de frio faz disparar busca por aquecedores na internet

Segundo levantamento do site comparador de preços Zoom, procura por aparelhos foi 109% maior em abril do que no mesmo mês de 2015

A chegada do frio fez disparar a procura por aquecedores. Em abril, mês em que as temperaturas começam a cair, a busca pelo produto cresceu 109% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo levantamento do site comparador de preços Zoom, feito a pedido do site de VEJA. Em maio, entre os dias 1º e 24, a procura subiu 37% em relação a maio de 2015.

De acordo com o Zoom, a diferença de preços dos modelos mais procurados pode chegar a 301%. É o caso do aquecedor elétrico Britânia AB1100N, terceiro modelo mais procurado nesta semana. A depender do vendedor, o produto pode custar entre 65,90 reais e 198,39 reais.

“Essa oscilação de preço tem a ver com a estratégia das varejistas. Aquelas que têm maior quantidade de produtos em estoque podem trabalhar com valores mais agressivos”, diz Paulo Guedes, especialista de produtos do Zoom. Segundo ele, com a inflação em patamar ainda elevado, muitos itens, inclusive alguns modelos de aquecedores de ar, estão sofrendo maior variação de valor. “Isso ressalta a importância de pesquisar muito antes de comprar”, afirma Guedes.

Na lista dos modelos mais buscados, a primeira posição ficou com o aquecedor elétrico termoventilador Mondial A-03, que tem preços entre 89,90 reais e 199,90 reais, uma diferença de 122%. Na segunda posição vem o modelo Cerâmica A-05, da Mondial, que pode ter variação de preço de 109%, de 99,90 reais a 208,90 reais.

Guedes explica que o preço dos aquecedores varia de acordo com fatores como o sistema de aquecimento – cerâmica, halogênio, óleo, quartzo, resistência e termoventilador estão entre as opções. Os aparelhos que utilizam o sistema de aquecimento por cerâmica, óleo ou resistência são os mais eficientes, afirma o especialista. Os termoventiladores, por sua vez, são mais simples e podem não atender às expectativas de quem busca aquecedor para ambientes maiores e com temperaturas mais baixas.

Leia mais:

Conheça Pepper, o garçom-robô da Pizza Hut

Nova meta fiscal é passo importante para reduzir incertezas, diz Fazenda

(Da redação)