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Uma grande safra indo para o ralo, diz ministro da Agricultura

Pelo menos 11 navios que estavam no porto de Belém esperando para carregar soja foram desviados para portos do Sul do País

Bastou chover um pouco mais que o esperado e parte da supersafra brasileira de soja corre o risco de “micar” no país sem conseguir chegar aos portos. Ela está encalhada nos 100 km não asfaltados da BR-163, a rodovia que é hoje a principal ligação entre uma grande zona produtora do grão, no Mato Grosso, e os portos do Norte do país. “Dinheiro que estava na mesa, de uma grande colheita, está indo para o ralo, nos buracos das estradas” lamentou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. “Dá pena de ver.”

Ele informou que 11 navios que estavam no porto de Belém esperando carga de soja já foram desviados para portos do Sul do país. Os produtores tiveram prejuízo de 6 milhões de dólares só com a “demourage”, a taxa paga pela permanência das embarcações. A carga desviada, por sua vez, poderá sobrecarregar portos como Santos (SP) e Paranaguá (PR).

No total, o setor estima que o prejuízo nessa safra será de 350 milhões de reais, segundo informou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli. “Estamos queimando notas de cem dólares, uma atrás da outra”, afirmou o executivo.

Segundo Maggi, o produtor que vende a soja precisa entregá-la no prazo, no local definido pelo comprador. Diante do atraso no escoamento da produção local, a alternativa é, muitas vezes, adquirir soja de outros países produtores, como Estados Unidos e Argentina, para honrar o contrato. “E aquela soja brasileira que iria para esse comprador fica ‘micada’ aqui”, explicou o ministro, um dos maiores produtores de soja do país.

Maggi e o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, se reuniram nesta quinta-feira, com representantes dos produtores para discutir a situação na BR-163. Eles acertaram um esquema pelo qual será reduzido o envio de caminhões para a rodovia, de forma que será possível manter as condições de tráfego.

A estrada será aberta para a passagem de caminhões por períodos. Depois, o trânsito será interrompido para que as máquinas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) possam aplainar novamente a pista. E assim sucessivamente, num esquema “anda e para”.

Fila

Nesta quinta, 1,2 mil caminhões, numa fila de 40 km, aguardavam autorização para seguir viagem pela rodovia no sentido norte. A pista já havia sido aberta para automóveis de passeio e caminhões com carga perecível. A expectativa era permitir o trânsito de caminhões pesados nesta quinta mesmo. Com isso, a fila poderá acabar em cerca de dois dias, se o clima colaborar.

A pista no sentido sul já está aberta e não há mais filas. Mas, para chegar a essa situação, foi necessário buscar ajuda do Exército para desfazer a aglomeração de veículos na via e permitir a passagem das máquinas do Dnit. Até o Carnaval, a via estava bloqueada e a fila chegava a 700 km.

Para socorrer os caminhoneiros e famílias que estão há dias parados nas estradas, e também as comunidades isoladas, o Exército vai distribuir 3 mil cestas básicas e água. O primeiro carregamento chegou nesta quinta ao local.

“A prioridade do governo é garantir o escoamento pelo Arco Norte”, disse Quintella, referindo-se aos portos no Norte do país. Ele lamentou o “gargalo” na BR-163 e informou que o asfaltamento dos 100 km que estão faltando já está totalmente contratado. A expectativa é que sejam asfaltados 60 km este ano e outros 40 km no ano que vem.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

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  1. Tá dentro do previsto, o país é um PUTEIRO mesmo!

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  2. Nós não somos dignos de termos este país, assim… que tal vendermos o Brasil, de papel passado, para alguma nação desenvolvida. É uma vergonha fazer parte de um povo que só pensa em Carnaval, mamar em cargos públicos e ter cara-de-pau para criticar os ladrões que do nosso meio se deslocam para o poder.

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  3. Governo de incompetentes, não são capazes de construir estradas, ferrovias e portos.
    Fora sirio libanes, cambada de ladrões, corruptos.Judicário podre que não prende ninguem.

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  4. jose jorge rodrigues lopes

    Chupa mais essa, brasileiro.

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  5. Ataíde Jorge de Oliveira

    A D A
    Amigo de LuLLa; aMIGO de DiLLmA

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  6. Alexandre Di Mateos

    Aluísio B , construa rodovias e pega estes milhares de trabalhadores do transporte rodoviário e leve até sua casa pra vc tratar deles e das famílias , o Brasil sempre foi assim no transporte rodoviário de cargas , saiba que por trás de um volante de caminhão tem milhares de famílias que vive do dinheiro do transporte, desde os metalúrgico que trabalham nas fábricas de caminhões e peças até borracheiros , oficinas , lojas de peças , postos de gasolina etc etc , sou a favor do transporte rodoviário pq ele movimenta milhões de reais neste país , no caso do trem quem vai ganhar é só a dona do trem !

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  7. Abib Mansur João

    Pois é, o nobre ministro comandou o estado do MT por 8 longos anos

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