Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Meirelles prevê crescimento de mais de 3% em 2018

Um dos exemplos da recuperação da economia, segundo ele, é a queda dos indicadores de risco sobre a economia brasileira

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse acreditar que a economia brasileira já opera em ritmo “levemente positivo” e deve encerrar o quarto trimestre com ritmo de crescimento de 2,7% na comparação com igual período de 2016.

“A taxa anualizada – ou seja, se repetir a taxa do último trimestre no ano todo – significa crescimento de mais de 3% em 2018”, disse Meirelles.

Meirelles afirmou que a “boa notícia” é que “nós já prevemos o primeiro trimestre levemente positivo”. Um dos exemplos dessa recuperação da economia é a queda dos indicadores de risco sobre a economia brasileira.

“Na medida que começaram a apresentar a perspectiva de um novo governo com medidas de austeridade, nós tivemos recuperação bastante rápida”, disse.

Meirelles chegou cerca de 15 minutos atrasado ao evento e explicou que estava no Congresso no esforço de convencimento dos parlamentares sobre a importância da reforma da Previdência. Ele esteve reunido por mais de três horas com a bancada de deputados federais do PSDB. “Semana passada, estive com o PMDB, PSB, PP, PSD e, agora à tarde, me encontrarei com o DEM e já marcamos com o PV”.

Sem a reforma, segundo ele, o aumento do gasto com a Previdência exigiria aumentar a carga tributária em cerca de 10 pontos porcentuais em uma década. A conta é feita com base na premissa de que, sem as mudanças, as despesas previdenciárias alcançariam o equivalente a 25,4% do Produto Interno Bruto e, com a reforma, a despesa iria para 15,4% no mesmo período. “Então, temos 10 pontos de diferença”.

(Com Estadão Conteúdo)