Luiza Trajano: ‘Economia agora parece ver luz no fim do túnel’

O emprego e a renda no Brasil “caíram demais”, na avaliação da empresária Luiza Helena Trajano. A atual presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e presidente do conselho de administração do Magazine Luiza considerou que esses fatores são essenciais para “mover” o varejo. Durante apresentação num evento do setor têxtil em São Paulo, ela avaliou, porém, que há uma “luz no fim do túnel”.

“Três coisas movem o varejo, e elas são a renda, o emprego e o crédito”, comentou. “O emprego caiu demais, a renda caiu demais e as pessoas não estão buscando crédito.”

A empresária considerou, porém, que as tendências da economia parecem estar melhorando. “Parece que agora a economia está encontrando uma luz no fim do túnel”, afirmou. Ela disse que o IDV tem mantido conversas com membros do governo Michel Temer, mas não deu detalhes.

A presidente do IDV destacou ainda que o atual cenário traz algumas oportunidades para varejistas. Ela ressaltou como exemplo a possibilidade de renegociação de aluguéis. De acordo com a empresária, por causa disso o Magazine Luiza tem conseguido abrir lojas em cidades onde antes não era possível.

Voltando a citar o Magazine Luiza como exemplo, Luiza Trajano disse que, desde o ano passado, todas as áreas do grupo têm se concentrado na atividade de vendas. Ela apresentou um vídeo no qual a companhia afirma que, num mercado que encolhe, a rede terá foco em ganhar participação de mercado sobre concorrentes.

Luiza Trajano ainda defendeu que o momento atual exige foco dos empresários em eficiência. “Nesse momento, você refaz sua empresa e melhora a produtividade, que ainda é baixa”, declarou.

(Com Estadão Conteúdo)