Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lucro da GM recua 41% no 2º tri e fica em US$ 1,49 bi

Divisão europeia da montadora americana teve prejuízo de US$ 361 milhões

A General Motors (GM) anunciou nesta quinta-feira ter registrado lucro líquido atribuído aos acionistas de 1,49 bilhão de dólares no segundo trimestre de 2012, 41% menor do que o ganho de 2,52 bilhões de dólares obtido em igual período de 2011. Excluindo itens extraordinários, o lucro por ação ficou em 0,90 centavos de dólares, acima da expectativa dos analistas, de 0,74 centavos de dólares/ação. A receita recuou para 37,6 bilhões de dólares.

“Foi outro trimestre sólido em que tivemos lucro em quatro dos nossos cinco segmentos operacionais”, disse o diretor financeiro da GM, Daniel Ammann. “Continuamos a enfrentar desafios na Europa e estamos trabalhando nisso”, completou.

A divisão europeia da montadora americana teve prejuízo operacional de 361 milhões de dólares no período. A GM está reestruturando as operações na Europa, embora a expectativa seja de que a unidade continue perdendo dinheiro até o fim do ano. A divisão da América do Norte, por outro lado, apresentou lucro operacional de 1,97 bilhão de dólares ante ganho de 2,25 bilhões de dólares no mesmo período de 2011.

(Com Agência Estado)