Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

LAN e Tam iniciam troca de ações para criação da Latam

Nova empresa terá valor na bolsa superior a 12 bilhões de dólares, com receita anual calculada em mais de 10,5 bilhões

A companhia aéreas chilena LAN anunciou nesta quinta-feira que iniciará o processo de troca de ações com a brasileira TAM que desencadeará no nascimento da nova empresa Latam.

Em um comunicado enviado à Superintendência de Valores e Seguros (SVS), a LAN disse que o processo ocorrerá de forma simultânea nas bolsas de Nova York e São Paulo até 11 de junho. De acordo com a empresa, no dia seguinte acontecerá um leilão na bolsa brasileira.

A nota da companhia aérea chilena à SVS destaca que a operação representa a etapa final da combinação entre LAN e TAM.

A oferta de troca foi concretizada depois das duas companhias aéreas receberem nesta quarta-feira a aprovação da Comissão de Valores dos Estados Unidos (SEC, em inglês). Os acionistas da TAM que aceitarem a oferta de troca receberão 0,9 ações da LAN por cada papel da TAM.

A nova companhia aérea LATAM, como foi chamada ao longo do processo iniciado em agosto de 2010, terá um valor na bolsa superior a 12 bilhões de dólares, com receita anual calculada em mais de 10,5 bilhões.

Além disso, LAN e TAM estimam que a fusão gerará associações de 600 a US$ 700 milhões de dólares. A troca de ações será materializada através de uma companhia especialmente criada para essa função (HODCO II), que no final do processo será associada à LAN.

(com agência EFE)