Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

JP Morgan comprará participação em bolsa de metais de Londres

LONDRES, 22 de novembro (Reuters) – O JP Morgan anunciará em breve a compra de uma participação de 4,7 por cento na London Metal Exchange (LME) da corretora norte-americana MF Global, disseram nesta terça-feira duas pessoas familiarizadas com o assunto. A operação deve transformar o banco no maior acionista da bolsa.

O banco norte-americano de investimento pagará 25 milhões de libras (39,1 milhões de dólares) por uma fatia no maior mercado de metais do mundo, afirmaram as fontes, o que deve conferir à operadora um valor de mercado de cerca de 530 milhões de libras. O anuncio deve ser feito ainda nesta semana.

A venda para o JP Morgan significará uma mudança de rumos para a LME, uma das poucas bolsas que ainda operam com pregão viva-voz e que abriu as portas para uma potencial compra de 1 bilhão de libras.

O JP Morgan, que já tem 6,2 por cento da LME, negou-se a comentar o assunto. A LME também não quis se pronunciar, assim como a KPMG, administradora da unidade britânica da MF Global.

O banco dos Estados Unidos também deve comprar ações de classe B em poder da MF Global por 2 milhões de libras, segundo uma das fontes.

Fontes da indústria tinham dito à Reuters na quarta-feira passada que o assento que a MF Global ocupa no conselho da LME seria comprado pela corretora norte-americana INTL FCStone.

A venda da participação seria um alívio para credores da corretora de futuros, que no mês passado entrou com pedido de proteção contra falência, e para os clientes, que estão, em alguns casos, com as posições congeladas desde então.

A MF Global teria um rombo de cerca de 1,2 bilhão de dólares, quase o dobro do que os órgãos reguladores inicialmente previram, disse na segunda-feira a comissão que cuida liquidação da companhia.