Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Japão para outro reator nuclear e conta apenas com 2 operacionais

Tóquio, 21 fev (EFE).- A Kansai Electric Power (Kepco) concluiu nesta segunda-feira (data local) a parada da unidade número 3 de sua usina nuclear de Takahama (centro) para submetê-la a uma revisão regular, o que deixa o Japão com apenas dois de seus 54 reatores operacionais, informou a agência de notícias ‘Kyodo’.

A paralisação desta unidade de fissão aumenta a incógnita sobre o modelo energético que o país adotará após o acidente em Fukushima e coloca a curto prazo a possibilidade de que haja problemas de provisão de energia em determinadas regiões.

Por enquanto, a Kepco prevê que a paralisação do reator 3 de Takahama deixe em março sua geração de energia em 8,8%, abaixo da demanda estimada para a região para a qual a Kansai a fornece.

Por isso, o Governo central realiza campanhas para pedir à população da região que corte seu consumo em 10% em relação a 2011, enquanto em outras regiões se apostou por suprir a crise com uma maior geração nas centrais térmicas, o que evitou cortes da provisão. EFE