Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Itaú Unibanco tem lucro trimestral 35% maior que no ano passado

Lucro líquido foi de 5,40 bilhões de reais entre julho e setembro, 10,3% mais que no trimestre anterior

O Itaú Unibanco apresentou resultados vigorosos do terceiro trimestre, com aceleração do crédito, aumento da rentabilidade e do lucro e melhora da qualidade da carteira. No período, o maior banco privado do país reportou um lucro líquido de 5,40 bilhões de reais entre julho e setembro, aumento de 35,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao três meses anteriores, a elevação foi de 10,3%.

Em bases recorrentes, o lucro foi de 5,45 bilhões de reais no terceiro trimestre, 35,7% maior ante o mesmo intervalo do ano passado. O número também veio acima da previsão média de analistas ouvidos pela Reuters, de 5,02 bilhões de reais.

O resultado veio apoiado na aceleração dos financiamentos, cujo estoque total evoluiu 10,2% em 12 meses até setembro, para 503,34 bilhões de reais, com destaque para segmentos de menor risco, como imobiliário e consignado.

Leia mais:

Itaú Unibanco tem lucro líquido de R$ 4,9 bi no 2º trimestre

Itaú Unibanco capta US$ 480 mi para financiar PMEs

Lucro da Itaúsa sobe 51,5% no 2º trimestre

No mês passado, o banco havia informado que sua carteira de crédito cresceria aproximadamente 8% em 2014, abaixo da faixa prevista antes, de 10% a 13%. No entanto, o grupo não modificou oficialmente sua previsão para este ano.

O avanço nas concessões veio seguido de redução dos atrasos acima de 90 dias, que no fim de setembro respondiam por 3,2% do estoque de financiamentos. No terceiro trimestre do ano passado, o índice tinha sido de 3,9%..

Em ativos totais, o Itaú Unibanco alcançou 1,15 trilhão de reais de julho a setembro, crescimento de 6,9% na comparação com idêntico intervalo de 2013. Já o patrimônio líquido da entidade financeira foi a 90,77 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano, expansão de 16% em um ano.

Itaúsa – A holding que controla o banco Itaú, além da Duratex, Elekeiroz e Itaútec, também divulgou resultado nessa terça-feira. No terceiro trimestre, o lucro líquido consolidado da companhia somou 2,208 bilhões de reais, cifra 35,4% maior que no mesmo intervalo de 2013. Como holding, a Itaúsa tem seu resultado composto basicamente pelo Resultado de Equivalência Patrimonial, apurado a partir do resultado de suas controladas. O montante chegou a 2,188 bilhões de reais, 34,4% acima do terceiro trimestre de 2013.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)