Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo arrecada R$ 12,1 bi em leilão de quatro hidrelétricas

Usinas operadas pela estatal Cemig, que estavam com a licitação vencida, têm capacidade de 2.922 megawatts/hora

O governo arrecadou 12,1 bilhões de reais com o leilão da concessão de quatro hidrelétricas operadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), realizado na manhã desta quarta-feira. As usinas  estavam com a licitação vencida. Os novos contratos preveem exploração das hidrelétricas por trinta anos. O valor total ficou 9,7% acima do esperado.

Foram ofertadas as concessões das usinas de São Simão (situada entre São Simão/GO e Santa Vitória/MG), Jaguara (Rifânia/MG), Miranda (Indianópolis/MG) e Volta Grande (Miguelópolis/MG). O maior negócio foi a venda de São Simão para o grupo chinês  State Power Investment Corporation, por 7,2 bilhões de reais. O grupo francês de energia Engie arrematou as usinas de Jaguara (por 2,17 bilhões de reais) e de Miranda (1,38 bilhão de reais). A italiana Enel ficou com Volta Grande (1,42 bilhão de reais).

A capacidade total instalada das empresas é de  2.922 megawatts/hora. O critério para a venda foi o de maior oferta de outorga, e o valor inicial total era de 11,05 bilhões de reais. No Twitter, o presidente Michel Temer comemorou o resultado do leilão, acima do esperado pelo governo, dizendo que isso mostra confiança dos investidores no país. “Nós resgatamos definitivamente a confiança do mundo no Brasil”, escreveu.

As licitações fazem parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal, que reúne projetos em infraestrutura a ser concedidos à iniciativa privada. O governo busca atrair investimentos e espera dispor  do dinheiro de concessões para fechar as contas. A meta para o ano é de um rombo fiscal de 159 bilhões de reais. 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Antônio de Oliveira Marques

    No governo PeTralha, tambem as hidrelétricas eram poleiro dos pelegos vermelhos e propinoduto de abastecimento da oligarquia bolivariana brasileira.

    Curtir

  2. É sinistro ver a alegria e brinde desses caras…

    Curtir

  3. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    Agora, só privatizar não adianta, cerca de 42% do preço da energia elétrica são impostos. Quase metade da conta de energia elétrica são impostos. A energia elétrica no Brail é 60% mais cara que os EUA. Tem que baixar os impostos. Reforma Tributária já!

    Curtir

  4. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Privatiza tudo urgente! Chega de cabide de emprego de petralhas.

    Curtir

  5. Paulo Sergio Barci

    Beleza, quanto menos estatais melhor. A Petrobrás está passando da hora de ser vendida. Não teria havido o petrolão se isso já estivesse sido feito.

    Curtir