Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gol começa a cobrar por bagagem a partir de R$ 30

Medida entra em vigor a partir desta terça-feira; Tarifa Light oferece passagem mais barata para clientes sem malas

A cobrança de bagagem da GOL começa a vigorar nesta terça-feira para voos nacionais e internacionais. Os valores por mala despachada variam de 30 a 120 reais para voos domésticos. A empresa é a terceira a anunciar as mudanças, depois de Azul e Latam.

Os clientes podem escolher entre quatro tarifas diferentes. Nas duas primeiras, programada e flexível, está incluso, sem nenhum custo ao passageiro, uma bagagem de até 23 kg. Na classe premium, disponível apenas para voos internacionais, os clientes têm direito a duas malas com peso máximo de 23 kg. A novidade fica por conta da tarifa light, que promete ser mais econômica no valor da passagem aos clientes que não despacharem bagagens.

Se o passageiro mudar de ideia e quiser trocar a passagem da modalidade light para outra com bagagem terá que pagar um valor de 30 para despachar a 1ª mala. O valor vale apenas para compras nos canais digitais da Gol. Entretanto, se o cliente decidir despachar a bagagem e fazer o pagamento pelo check-in, o preço é de 60 reais. Confira outras taxas na tabela abaixo:

Bagagem despachada  Voos nacionais (Canais Digitais) Voos nacionais (Check-in) Voos internacionais (Canais Digitais) Voos internacionais (Check-in)
1ª Bagagem (apenas Tarifa Light) 30 reais 60 reais 10 dólares (33 reais) 20 dólares (66 reais)
2ª Bagagem 50 reais 100 reais 30 dólares (99 reais) 60 dólares (198 reais)
3ª a 10ª bagagem 60 reais 120 reais 45 dólares (cerca de 148 reais) 90 dólares (297 reais)

Os valores pagos para excesso de bagagem diminuíram. O cliente pagará 12 reais nos voos domésticos por quilo adicional e o equivalente a 4 dólares (aproximadamente 13 reais) nos internacionais.

Smiles

Os clientes dos programas de fidelidade Smiles terão benefícios para o despache de bagagens. Confira:

Prata Gratuidade na 1ª bagagem com até 23 kg
Ouro Gratuidade na 1ª e 2ª bagagem com até 23 kg cada
Diamante As três primeiras malas despachadas são gratuitas, mas devem ter no máximo 23 kg

“Adicionalmente, aqueles que voarem um mínimo de dez trechos em um ano, e estiverem cadastrados no programa Smiles, se tornam Cliente Prata e terão a vantagem da primeira bagagem gratuita”, disse o vice-presidente de vendas e marketing da Gol, Eduardo Bernardes. O benefício tem validade de um ano.