Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Forbes: Carlos Slim desbanca Bill Gates e é o mais rico do mundo

Valorização das ações da América Móvil fez com que o patrimônio do magnata mexicano avançasse mais de 5 bilhões de dólares

O mexicano Carlos Slim voltou a ser o mais rico do mundo, desbancando o cofundador da Microsoft, Bill Gates, que se mantinha no posto desde março de 2013, segundo a revista Forbes. A mudança se deu depois que as ações da América Móvil, empresa de telecomunicações de Slim, se valorizaram em 3,7% no pregão da bolsa de Nova York em apenas dois dias. Com isso, a fortuna de Slim passou de 79,1 bilhões de dólares no início do pregão de terça para 80,3 bilhões de dólares no encerramento desta quarta. Já a fortuna de Gates está em 79,6 bilhões de dólares.

Leia também:

Forbes comprova: mulheres ricas (quase) não existem

Conheça as dez famílias mais ricas dos Estados Unidos

O recente avanço da fortuna do magnata mexicano se deu porque o governo do México apertou a regulação antitruste, fazendo com que a América Móvil, que controla 70% do mercado de telefonia celular no México, tenha de se desfazer de alguns de seus ativos para cumprir com as novas regras. A companhia afirmou, em junho, a intenção de manter menos de 50% de participação de mercado. Os investidores aplaudiram a estratégia e, entre os dias 1º e 11 de julho, a fortuna de Slim teve acréscimo de 5,1 bilhões de dólares devido à valorização das ações da empresa.