Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Europa registra forte demanda por café brasileiro

AMSTERDÃ, 15 Jun (Reuters) – O mercado físico de café na Europa viu grande demanda por grãos brasileiros nesta semana com a maior multinacional do setor alimentício entrando na compra do produto, disseram traders.

“A Nestlé abriu concorrência para comprar café brasileiro” e exigiu também certificados de sustentabilidade, disse um trader.

Outro operador disse que um crescente número de multinacionais incluem requerimentos de certificados de sustentabilidade em seus leilões.

“No passado, Starbucks fez isso, mas agora nós estamos vendo Douwe Egberts e Kraft também procurando café sustentável,” ele disse. “Isso torna nosso negócio mais interessante.”

O preço dos diferenciais brasileiros se firmaram um pouco esta semana com o MTGB fino do Brasil a 15 centavos abaixo do contrato setembro do arábica na ICE de Nova York, contra 12 centavos abaixo na semana passada.

Traders europeus disse que a qualidade do grão da nova safra do Brasil, onde a colheita está em andamento, estava abaixo do esperado.

Os futuros do arábica firmaram na sexta-feira com uma corrida ao mercado, com uma certa redução dos temores dos investidores de caos na zona do euro às vésperas da eleição na Grécia com notícias de que os principais bancos centrais estão coordenando uma resposta para estabilizar os mercados.

“O mercado está observando a Grécia e está preocupado com o efeito no câmbio”, disse um terceiro trader.

Ele disse que operadores dos principais países produtores de café estavam ligando para seus parceiros europeus para perguntar sobre as implicações da possibilidade de a Grécia deixar a zona do euro.

“Nós recebemos muitas ligações nestes dias, existe muita incerteza”, disse ele.

Os estoques de café mantidos em portos europeus caíram levemente durante abril, informou hoje a Federação Europeia de Café.

(Reportagem de Ivana Sekularac)