Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Eurogroup detalha planos de ajuda para Espanha e Chipre

BRUXELAS, 27 Jun (Reuters) – Ministros das Finanças da zona do euro receberam bem o pedido da Espanha para assistência dos fundos de resgate da zona do euro nesta quarta-feira e afirmaram que o país deve pedir entre 51 e 62 bilhões de euros, além de uma “margem de segurança” adicional.

Em comunicado, o Eurogroup afirmou que assim que o volume final for determinado, a ajuda será paga a partir do temporário Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF) antes de ser transferido para o permanente Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM). O comunicado diz que o valor final ficará “bem dentro” do limite de 100 bilhões de euros determinado pelo Eurogroup.

Os fundos serão pagos para o mecanismo de reestruturação bancária do governo, conhecido como FROB, mas o governo espanhol “permanecerá totalmente responsável e assinará o memorando de entendimento”, disse o Eurogroup.

Em comunicado separado divulgado ao mesmo tempo, o Eurogroup recebeu bem o pedido de Chipre para ajuda e disse que o país também receberá em breve assistência do EFSF e/ou do ESM, uma vez que uma avaliação de suas necessidades estiver finalizada.

Em troca da assistência, que deve chegar a cerca de 10 bilhões de euros, de acordo com autoridades, o Chipre terá que se comprometer com cortes orçamentários e reformas estruturais, além de medidas para fortalecer seus setores bancário e financeiro.

(Por Luke Baker)