Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA registram 1o superávit orçamentário em 42 meses

WASHINGTON, 10 Mai (Reuters) – Os Estados Unidos registraram em abril superávit orçamentário mensal pela primeira vez em 42 meses, com aumento das receitas fiscais e queda nos gastos do governo, informou nesta quinta-feira o Departamento do Tesouro norte-americano.

A instituição reportou superávit maior que o esperado de 59,12 bilhões de dólares no mês, comparados com o déficit de 40,39 bilhões de dólares de abril do ano passado.

A última vez que o governo havia registrado um superávit em qualquer mês havia sido em setembro de 2008, quando o pior da crise financeira abalou Wall Street.

Analistas entrevistados pela Reuters previam superávit orçamentário de 30 bilhões de dólares em abril.

Embora a alta mensal não seja um sinal de uma reviravolta no endividamento dos Estados Unidos -o país ainda tem projetado um quarto ano seguido de déficit superior a 1 trilhão de dólares- trata-se de um reflexo de uma lenta melhora da economia.

O déficit orçamentário acumulado nos primeiros sete meses do ano fiscal é de 719,86 bilhões de dólares, comparados com um déficit de 869,81 bilhões no mesmo período no ano fiscal de 2011.

O governo habitualmente registra superávit no orçamento em abril, quando a maioria dos norte-americanos paga seus impostos.

(Reportagem de Mark Felsenthal)