Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ENTREVISTA-Petrobras venderá ativos no exterior de forma parcial

Por Sabrina Lorenzi e Brian Ellsworth

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O pacote bilionário de desinvestimentos da Petrobras não prevê que ela deixe algum país onde atua no momento, com a venda de ativos devendo ocorrer de maneira parcial, informou nesta terça-feira o diretor da Área Internacional da petroleira, Jorge Zelada.

“Não temos interesse em sair de nenhum país onde estamos”, disse o executivo em entrevista à Reuters, na sede da empresa, no Rio.

A maior companhia brasileira planeja se desfazer de ativos de energia na Argentina, bem como ofertar participações em blocos exploratórios em todo o planeta, na medida em que estes se valorizem com descobertas de novos reservatórios, como é o caso de áreas na Namíbia, Angola e Golfo do México, disse Zelada.

No Golfo do México (EUA), a petroleira retomou as atividades de perfuração após a moratória estabelecida pelo governo norte-americano, em virtude da explosão da plataforma da BP no campo de Macondo.

A Petrobras iniciou perfuração na área Cascade-Chinook, onde já possui poços que vão começar a produzir em dezembro, segundo Zelada. A produção inicial deverá ser da ordem de 20 mil barris por dia, alcançando nos meses seguintes a capacidade total de 80 mil barris diários.