Em crise, Estados não têm recursos para pagar o 13º

Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Sergipe e Roraima admitem dificuldades para honrar o compromisso

Em meio à grave crise fiscal, os governos estaduais já preveem dificuldades para pagar o 13º e o restante dos salários de servidores públicos até o fim do ano. Os Estados evitam admitir oficialmente que não há caixa para pagar o benefício, mas pelo menos sete de 24 unidades da Federação consultadas pelo jornal O Estado de S. Paulo reconhecem que não há definição de como e quando o 13º será depositado na conta de 2 milhões de servidores.

Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Sergipe e Roraima não teriam, hoje, os recursos para honrar o compromisso, segundo os secretários de Fazenda. Alguns deles não conseguirão fazer o pagamento mesmo com a ajuda esperada do governo federal. Além do socorro do Tesouro, eles contam com a recuperação, mesmo que mínima, da economia – o que contribuiria para o aumento da arrecadação.

LEIA TAMBÉM:
Não há espaço no orçamento para ajuda ao Rio, diz Meirelles
Governadores querem elevar contribuição de servidor à Previdência

“Não temos nada definido sobre o pagamento do 13.º. Há um longo caminho ainda até o dia 20 de dezembro (prazo para o depósito). Não podemos garantir nada”, disse o secretário estadual de Fazenda do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes.

Quem já paga o 13.º salário no aniversário do servidor, alternativa que vem sendo utilizada para diluir o impacto ao longo do ano, está com o caixa menos pressionado.

Os governadores devem se reunir na próxima semana com o presidente Michel Temer em busca de definição. Eles querem um socorro de até 8 bilhões de reais, em uma linha emergencial de financiamento. Temer, porém, sinalizou que qualquer ajuda só deve vir do programa de repatriação de recursos do exterior.

O Rio, que tem uma das situações mais difíceis e quer ajuda da União, oficialmente diz que está estudando alternativas. Mas fontes do governo fluminense afirmam que não há recursos suficientes para quitar sequer a folha de outubro, mesmo se o governo não pagasse mais nada fora despesa de pessoal. Caso o governo atrase o 13º, cerca de 470 mil servidores ativos, inativos e pensionistas poderiam ser afetados.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Flavio Oliveira Melo

    deia Legislativa ; FIM DO FORO PRIVILEGIADO

    Curtir

  2. housekeeping

    quem são os responsaveis por terem deixado a situação chegar nesse ponto? não vai acontecer nada com eles? porque não tomaram as providencias necessarias ao longo do tempo a partir do momento que as coisas começaram a piorar, a arrecadação cair?

    Curtir

  3. housekeeping

    o Dornelles tem condições fisicas e mentais para ser Governador do RJ? porque até agora não foi feita intervenção federal no RJ? e os governadores anteriores Pezão e o anterior mencionado em delações? não vai acontecer nada?

    Curtir

  4. ViP Berbigao

    Crise? Que crise? Duvido faltar 13º pros políticos e Judiciário. kkk

    Curtir

  5. O RJ teve um monte de dinheiro durante os anos Lula e Dilma e conseguiu falir.
    É muita incompetência…

    Curtir

  6. É simples, privatiza tudo! Vendam escolas e hospitais, que só dão despesas. Quem quiser que trabalhe para ter, ora bolas! Não há almoço grátis.

    Curtir

  7. Celso Da Silveira

    Amo tanto o Rio que seria capaz de contribuir numa vaquinha para arrecadar dinheiro para o estado. Com uma condição: que primeiro prendam o Cabral e o Pezão.

    Curtir

  8. Parabéns políticos corruptos e incompetentes!!!!!!

    Curtir

  9. danilo silveira pelucio

    De cara, fim de TODOS os cargos comissionados, em TODOS os tres poderes.

    Curtir

  10. Esse “Rolando Lero” que governa MG só tem conversa fiada. Mentiu e prometeu mundos e fundos e a única coisa feita até aqui é parcelar salários de servidores. Tá na hora de todos falarem que também não pode pagar impostos. Canalhas.

    Curtir

  11. É preciso se perguntar? O cidadão pode simplesmente alegar que não pode pagar impostos? Por que os compromissos do Governo podem ser adiados e ele não paga por atrasos? Por que há tanta gente em cargos comissionados? Por que o cidadão é negativado por atrasos e o Governo é livre para fazer o que bem entende?

    Curtir

  12. Tem gente que critica nos o povo do Estado de São Paulo por estarmos mantendo a tanto anos governos do psd, por que será?

    Curtir

  13. Marcio Bamberg

    Incharam a folha, agora divirtam-se!

    Curtir

  14. Todos os ex e governadores atual tem de serem presos, pois exercem função pública e não sabem gerir a coisa pública. O Brasil tem de acabar com foro privilegiado e meter em cana esses governadores.

    Curtir

  15. O Rio precisa se reinventar. Samba, carnaval e praia não estão ajudando muito.

    Curtir

  16. roberta zilio

    A porca de tão gorda, já não anda. Previsível. Agora vão fazer como lagarto. Comer o próprio rabo. Ainda vamos ver cenas de canibalismo entre funcionários públicos.

    Curtir

  17. Cesar8002UTB

    No Amazonas, o governador José Mello do PROS queria fechar várias unidades de saúde por “não ter dinheiro” e aí a PF descobriu um esquema que roubou quase R$300.000.000 só da saúde, só no AM!

    Em outras palavras, parem de roubar que sobra dinheiro!

    Curtir

  18. Cesar8002UTB

    PMDB, PMDB, PT, PT, PSB, PSL são os partidos dos governadores respectivamente.

    Curtir

  19. Afonso Do Carmo

    Então, isso não é bom? Não é tudo que querem os esquerdopatas? Um Estado centralizador, paternalista e autoritário, ineficiente e ineficaz, dormente e ladrão, burro até não mais aguentar, burocrático e engessado? Vamos seguir o Judiciário interesseiro e corrupto, e continuar inchando a máquina pública até explodir tudo nas nossas cabeças. Daí a gente vê o que dá pra fazer com os caquinhos. Quem sabe construir um monumento à imbecilidade…

    Curtir

  20. Alberto Stein

    Reforma do Estado urgente.

    Curtir