Descubra qual a chance de robôs roubarem seu emprego

Site americano classifica quais carreiras têm mais e menos chance de 'desaparecer'

A tecnologia é um perigo iminente para algumas profissões, que correm o risco de serem substituídas por máquinas. Dois estudiosos da Universidade de Oxford, Carl Frey e Michael Osborne, decidiram traduzir essa probabilidade em números reais.

O site ‘Os robôs irão roubar meu emprego?‘ apresenta um layout simples de busca, onde os usuários podem navegar por centenas de profissões e descobrir as perspectivas para cada uma delas. Foram analisadas 702 carreiras, com base no mercado americano. Mas, segundo os autores, os resultados “são fáceis de serem aplicados ao redor do mundo”.

De acordo com os dados da pesquisa, 47% das profissões dos Estados Unidos correm risco de serem substituídas por robôs. Entre os taxistas, por exemplo, há 89% de chance dos robôs exercerem a função de motoristas. Ainda segundo o levantamento, são mais de 180 mil taxistas e motoristas em geral empregados no país.

Outra profissão em risco é a de operador de máquinas de escavação e carregamento – a pesquisa aponta que há 94% de chance de substituição.

Entretanto, outros trabalhadores podem dormir tranquilos. Os policiais são classificados na categoria “totalmente seguros”, com apenas 9,8% de probabilidade de ter sua mão-de-obra trocada por sistemas mecanizados. Ou seja, a perspectiva de “robocops” ainda é remota.

Os profissionais de venda engajados em coordenar a distribuição do produto até o consumidor têm 1,3% de chance de serem substituídos por máquinas.

Outro emprego com pouca probabilidade de desaparecer é o de advogado. A chance de que máquinas tomem as funções desses profissionais é de 3,5%.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Roberto Izumi

    com a modernidade , maquinas fazem trabalhos pesados, isso não quer dizer que faltará trabalho , ao contrário , criarão nova profissões . O Japão , 3o. Pais mais robotizado do mundo carece de mão de obra . Para 120 empregos . Existem 100 empregados , ou seja , faltando 20 funcionários ! Sindicatos brasileiros , liderados por pessoas sem visão , temem a falta de mão de obra !

    Curtir

  2. Ronaldo Magnavacca

    Tem algum robo que faz serviços domésticos (arrumar cama, limpar piso, lavar, secar e guardar a louça, dar comida para os cachorros, etc. Se souberem de algum me avisem…..

    Curtir