Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crescimento econômico dos EUA desacelerou 2% no 3º trimestre

Washington, 22 nov (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 2% no terceiro trimestre, cinco décimos a menos que no cálculo inicial, segundo informou o Governo nesta terça-feira.

Entre julho e setembro, a despesa dos consumidores, que nos Estados Unidos representa mais de dois terços do PIB, cresceu a um ritmo anual de 2,3%, um décimo a menos que o calculado inicialmente.

O cálculo desta terça-feira é o segundo dos três que o Governo realiza sobre a atividade econômica trimestral e o investimento empresarial, que na estimativa inicial aparecia com um crescimento de 16,3% anual e agora mostra um ritmo de crescimento de 14,8%.

A inflação medida pelo índice de preços em despesas dos consumidores se manteve sem maiores mudanças nos dados revisados.

Nesse trimestre, os avanços nas vendas do varejo, na manufatura e habitação, combinados com uma redução dos estoques, acentuam as probabilidades que a maior economia do mundo retorne a um crescimento mais vigoroso.

Entre os fatores adversos que ainda continuam fortes nos EUA, a quase dois anos e meio do fim da recessão mais profunda e longa em oito décadas, estão o alto desemprego e a estagnação dos salários, que restringem a despesa dos consumidores. EFE