Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Consumo consciente perdeu espaço no Brasil

Brasileiros estão menos preocupados com impacto de suas opções de compra, em relação a 2007, segundo estudo da Fecomércio. Reciclagem cresceu

Por Luís Bulcão, do Rio de Janeiro
10 Maio 2012, 12h22

A preocupação com o planeta na hora de consumir ainda não está na cabeça dos brasileiros. Apesar do aumento de renda, o consumidor do país está deixando de levar em conta hábitos ecológicos, segundo revela a Pesquisa Nacional de Consumo Consciente 2012, publicada na quarta-feira pela Fecomércio-RJ. O estudo mostra que hoje 37% da população não levam em conta a preservação ambiental no dia a dia. Esse número era de apenas 26% em 2007. As discussões sobre a economia verde e a forma como o consumo pode mudar o futuro do planeta estarão no centro da Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro.

A pesquisa mostra que o brasileiro está deixando de fazer coisas simples, que além de preservar o ambiente contribuem para o próprio bolso. Em 2007, 74% dos pesquisados se preocupavam em utilizar sobras de refeições para fazer uma nova refeição. Esse percentual caiu para 67% em 2012. Em 2007, 24% diziam lavar a calçada de casa com água de mangueira. O número subiu para 27% em 2012. Até os hábitos de fechar a torneira para escovar os dentes e de apagar as luzes ao sair de um recinto, que eram quase unânimes em 2007, realizados por 92% e 93% da população, respectivamente, estão sendo relaxados nos últimos cinco anos: caíram para 89% e 91%, respectivamente.

Que tipo de consumidor é você? Descubra com a pesquisa
Que tipo de consumidor é você? Descubra com a pesquisa (VEJA)

Outros hábitos conscientes parecem estar perdendo espaço. Antes, 26% procuravam consumir produtos com menos impacto para o meio ambiente. Hoje, apenas 22% mantêm essa preocupação. Em 2007, 42% plantavam árvores ou cuidavam de jardins. A nova pesquisa revela que apenas 37% têm esse costume.

No entanto, nem tudo é desperdício no Brasil. A separação de lixo para reciclagem aumentou de 40%, em 2007, para 49% em 2012. Mais pessoas também estão pegando mais caronas para economizar combustível – o que ajuda na redução das emissões de gases poluentes. O número mudou de 17% em 2007 para 20% em 2012. O abandono das sacolas plásticas também parece ganhar adesão. Em 2012, 17% dos brasileiros informaram que sempre utilizam sacolas ecológicas em vez de sacolinhas de supermercado. Em 2010, quando essa pergunta foi incluída na pesquisa, apenas 5% tinham essa preocupação.

Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM:

Que consumidor é você?

Consumo verde cresce no Reino Unido

Entenda o que é economia verde

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.