Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Compra de tratores atinge segmento com retração maior

Por Gustavo Porto

São Paulo – O vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Milton Rego, considerou “oportuna” a medida do governo para a aquisição de 3 mil tratores, anunciada na manhã desta quarta-feira, pelo fato de a faixa de potência dos veículos beneficiada pela medida, de até 75 cavalos, ser a que enfrenta maior queda nas vendas em 2012. “Enquanto o mercado de máquinas agrícolas recuou 5% nos cinco primeiros meses sobre igual período de 2011, nesse segmento a queda foi de 10%”, afirmou Rego.

Segundo ele, essa faixa de potência corresponde a 60% (ou 27 mil) dos 45 mil tratores previstos para serem comercializados no País em 2012. “A medida é bem oportuna porque esse segmento é o que tem maior retração”, disse o representante da Anfavea.

Na avaliação do executivo, apesar de o governo não ter detalhado como será a aquisição das máquinas, a operação será semelhante à que foi feita para retroescavadeiras no ano passado: compra via pregão eletrônico pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Ainda segundo Rego, a capacidade industrial do setor está preparada para suportar a demanda do governo, mas é necessário que a aquisição dos tratores seja escalonada para evitar gargalos pontuais.