Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Companhias descartam proposta por internet rural

Claro, Oi, Tim e Vivo disputarão frequencias nacionais de leilão; Net, Americel e Telefonica abriram mão de suas frequências regionais para grupos concorrerem

No primeiro lote do leilão da banda larga 4G, correspondente à faixa de 450 megahertz (MHz), voltada para a internet móvel rural, nenhuma companhia apresentou proposta de preço. Com isso, o lote de internet rural passará a integrar os lotes principais do leilão nacional (W, X, V1 e V2). Desta forma, as companhias que levarem os principais lotes, serão obrigadas a levar também o de internet rural.

Leia mais:

De olho na Copa, Anatel leiloa banda larga 4G nesta 3ª feira

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) declarou aptas para o leilão de banda larga 4G, quarta geração de telefonia móvel, todas as seis companhias que entregaram as propostas no último dia 5 de junho. Concorrem Claro, TIM, Oi, Vivo, Sky e Sunrise.

Flash

Primeiramente foram abertos os envelopes de renúncias das companhias. Claro, Tim, Oi e Vivo vão concorrer aos lotes do leilão de banda larga 4G nacionalmente. Net e Americel, empresas do grupo Claro, abriram mão de sua autorização para utilizar a faixa de radiofrequência 2,50 mil megahertz (MHz) a 2,69 mil MHz nas cidades de Curitiba, Porto Alegre e Recife, para que o grupo concorra ao leilão nacional.

O edital da Anatel prevê que duas empresas do mesmo grupo não podem ocupar a mesma frequência e, por isso, precisam abrir mão de suas autorizações. Algumas companhias já utilizam a frequência leiloada para transmissão de TV por assinatura em pontos regionais.

A Telefonica também precisou abrir mão das autorizações que tinha no Rio de Janeiro (capital e outras cinco cidades do estado), São Paulo (capital e municípios da região) e região de Porto Alegre.

As empresas ligadas à Sky não abriram mão de utilizar suas frequências regionais, o que a impede de concorrer aos lotes W, X, V1 e V2, com abrangência em todo Brasil. As coligadas Sunrise, Oi e Tim não tinham autorizar para usar essas faixas e, portanto podem concorrer a qualquer dos lotes.