Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Volátil, índice ensaia alta atento a Europa

SÃO PAULO, 11 de outubro (Reuters) – A Bovespa operava em uma alta nesta terça-feira, após oscilar entre ganhos e perdas no começo do dia, em meio à espera de notícias sobre a Europa.

Às 12h25, o Ibovespa subia 0,68 por cento, a 53.635 pontos. O volume financeiro era de 2,1 bilhões de reais.

As bolsas externas também operavam sem tendência. Nos Estados Unidos, o Dow Jones caía x,xx por cento, enquanto, enquanto o Standard & Poor’s tinha valorização de x,xx por cento.

O sócio da M2 Investimentos Bruno Lembi disse que, apesar da volatilidade, o mercado está forte e poderá encerrar mais um dia em alta. Mas ele não descartou uma realização de lucros.

“Na terça-feira teve uma alta muito forte, então o mercado está dividido se continua o rally ou realiza”, disse. Na última sessão, o Ibovespa subiu 3,96 por cento.

O mercado aguarda a votação da Eslováquia sobre a expansão do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF). Para Lembi, um resultado negativo poderia pressionar os negócios, embora tenha considerado essa hipótese pouco provável.

Ele lembrou que todos os 17 membros da zona do euro têm de aprovar a proposta, mas ressaltou que os mais importantes são França e Alemanha, que já aprovaram.

No Ibovespa, duas empresas de Eike Batista eram destaques de alta. OGX subia 2,6 por cento, a 6,72 reais, e a LLX ganhava 3,7 por cento, a 3,88 reais, após a notícia de que Eike ampliou sua participação na OGX, de 61 por cento para cerca de 62,5 por cento.

Entre as ações de maior peso no índice, as preferenciais da Vale subiam 0,3 por cento, a 39,66 reais, enquanto as da Petrobras caíam 0,4 por cento, a 18,83 reais.

(Por Roberta Vilas Boas; Edição de Aluísio Alves)