Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOVESPA-Índice tem leve baixa com cautela sobre EUA

SÃO PAULO, 26 de julho (Reuters) – A bolsa brasileira mantinha-se perto do zero nesta terça-feira, com o mercado pressionado pela incerteza sobre a dívida dos Estados Unidos.

Às 10h38, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,44 por cento, a 59.709 pontos. O giro financeiro do pregão era de 525 milhões de reais.

Na noite de segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu que líderes democratas e republicanos assumam um compromisso nos próximos dias para permitir a elevação do teto de endividamento. Se isso não ocorrer em uma semana, o país será forçado a deixar de pagar parte da dívida.

Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones e Standard & Poor’s 500 da bolsa de Nova York tinham, respectivamente, queda de 0,18 por cento e variação positiva de 0,05 por cento, logo após a abertura.

No Brasil, entre as ações de maior liquidez, a preferencial de Vale tinha alta de 0,11 por cento, a 46,20 reais, e o papel equivalente de Petrobras subia 0,34 por cento, a 23,58 reais, após ter tido uma das maiores altas do pregão na segunda-feira com o plano de investimentos.

O UBS elevou a ação ordinária da Petrobras de “neutro” para “compra”, com preço-alvo de 37 reais, por causa da melhora da confiança em relação à empresa por causa do plano de investimentos e também por causa da queda recente, segundo a analista Lilyanna Yang.

Na parte de baixo, as ações da Braskem mostravam a maior queda do índice, com variação de 1,71 por cento, a 19,56 reais. A maior alta cabia à Brasil Ecodiesel , com variação de 1,41 pro cento, a 0,72 reais.

(Reportagem de Silvio Cascione; Edição de Vanessa Stelzer)