Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bovespa fecha abaixo de 40 mil pontos pela primeira vez desde 2009

Queda do petróleo e piora dos indicadores em Wall Street minaram tentativa de recuperação do pregão, que registou o quarto recuo seguido

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, caiu 1,63% nesta segunda-feira e fechou a 39.950 pontos, na primeira vez que o indicador encerrou uma sessão abaixo de 40.000 pontos desde 17 de março de 2009. A piora dos indicadores em Wall Street e o declínio do petróleo minaram a tentativa de recuperação do pregão local.

No pior momento do dia, o índice caiu 1,7%, a 39.924 pontos. Na máxima, pela manhã, o índice de referência do mercado acionário brasileiro subiu 0,9%. O recuo desta segundo foi o quarto consecutivo da Bovespa.

“O mercado está sem defesa e sem notícias locais que atraiam capital para a bolsa no curto prazo. Apenas o fato de estar barato em dólar não traz fluxo comprador expressivo”, disse o operador Humberto Guidi, da corretora Spinelli. Dados de fluxo da Bovespa mostram que o saldo de investidores estrangeiros em 2016 até o dia 7 está negativo em 688 milhões de reais.

Para o estrategista Luis Gustavo Pereira, da Guide Investimentos, o próximo suporte técnico importante deve ser em 36.450 pontos, que remete a níveis de 2008 e 2009.

Nos Estados Unidos, as bolsas também não sustentaram ganhos iniciais, com o petróleo renovando as mínimas de doze anos, enquanto agentes financeiros aguardam o início da safra de resultados americana. Ainda endossaram as vendas no mercado local a manutenção das preocupações sobre a China e sua política econômica, em meio às persistentes incertezas no front político e econômico no Brasil.

Dólar – O dólar fechou em alta em relação ao real nesta segunda-feira, em uma sessão marcada por baixo volume de negócios e pressionada por dúvidas sobre a estratégia cambial do governo chinês e pelo tombo dos preços do petróleo. O dólar avançou 0,28%, a 4,05 reais.

Leia mais:

Crise já rebaixou quase 4 milhões às classes D e E

(Com Reuters)