Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUROPA-Índices fecham em alta com possível acerto grego

(Texto atualizado com informações após o fechamento)

LONDRES, 10 Mai (Reuters) – As ações europeias mostraram recuperação nesta quinta-feira, ajudadas por novos indícios de que um governo de coalizão possa estar sendo formado na Grécia, em movimento que encerraria o impasse que põe em risco a ajuda internacional ao país.

Segundo números preliminares, o índice FTSEurofirst 300 , que reúne as principais ações europeias, fechou em alta de 0,44 por cento, aos 1.018 pontos, recuperando uma parte dos 20 pontos perdidos nas duas sessões anteriores.

O índice de papéis do setor bancário da zona do euroencerraram em alta de 4,22 por cento, recuperando-se após ter registrado seu menor nível em três anos na quarta-feira, com a ação do Banco Nacional da Grécia em alta de 12,1 por cento, e de grandes credores de Itália e Espanha avançando entre 5 e 6 por cento.

“Há especulação de que os gregos chegaram a um acordo sobre o governo de coalizão”, afirmou um operador. “Além disso, há níveis em que você tem de comprar os (papéis de) bancos, mesmo que seja apenas para negociação (de curto prazo)”, completou.

Após o fechamento dos mercados europeus, o líder do pequeno partido grego Esquerda Democrática disse estar disposto a participar de uma coalizão ampla que mantenha a Grécia na zona do euro, mas retire o país do pacote de resgate internacional que o mantém solvente.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,25 porcento, a 5.543 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 0,66 por cento, para 6.518 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,37 por cento, a3.130 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib valorizou-se 1,69por cento, para 14.004 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 3,42 por cento, a7.045 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 registrou alta de 0,37por cento, para 5.237 pontos.

(Reportagem de Francesco Canepa)

REUTERS FR PD