BOLSA EUROPA-Índices batem máxima em 7 meses com Grécia

LONDRES, 20 Fev (Reuters) – As ações europeias fecharam em alta nesta segunda-feira, alcançando o maior patamar em quase sete meses, com os ministros das Finanças da zona do euro perto de fechar um acordo longamente esperado para um pacote de resgate para a Grécia, que pode impedir um default desordenado.

O índice FTSEurofirst 300 fechou a sessão com alta de 0,65 por cento, a 1.090 pontos, segundo dados preliminares. Trata-se do maior fechamento desde julho.

“Nós tivemos uma boa corrida e muito disso é baseado no fato de que a Grécia vai conseguir seu resgate. Pode ter sido outro dia de euforia, mas quando nós voltarmos ao normal, pode vir um pouco de venda”, afirmou o chefe internacional da área de equities da Scottish Widows, Michael McNaught-Davis.

As ações de bancos, muitos dos quais têm uma exposição significativa na Grécia e em outros países periféricos da zona do euro e foram atingidos em seus balanços financeiros, estavam entre os maiores ganhos. Os papéis de bancos da zona do eurosubiram quase 2 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,68 por cento, a 5.945 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 1,46 por cento, para 6.948 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 teve alta de 0,96 por cento, a 3.472 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib registrou acréscimo de 1,07 por cento, para 16.724 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 apurou ganho de 1,86 por cento, a 8.818 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 fechou em alta de 0,45 por cento, para 5.641 pontos.

(Reportagem de Brian Gorman)

REUTERS PD BM