Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Índices operam estáveis no fim de um ano volátil

NOVA YORK, 30 Dez (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos operavam perto da estabilidade nesta sexta-feira, no último pregão de 2011, com os investidores esperando o próximo ano para começarem a fazer maiores apostas.

Com o S&P 500 a caminho de registrar pequeno ganho no ano depois de retornar ao território positivo na quinta-feira passada, muitos participantes do mercado estavam esperando que as bolas continuariam de lado nesta sessão, um dia tipicamente de baixo volume.

O volume negociado nesta semana tem sido cerca da metade das médias diárias, com muitos investidores fora por conta dos feriados de Natal e Ano Novo.

“Nós devemos ter alguma volatilidade até o fim do dia com as pessoas se posicionando para o próximo ano, mas por outro lado será lento e silencioso com o volume pequeno”, afirmou o co-chefe de trading da First New York Securities, Tom Donino.

Às 14h24 (horário de Brasília), o índice Dow Jonescaía 0,09 por cento, a 12.275 pontos, enquanto que o S&P 500operava praticamente estável, a 1.263 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq tinha ganhos de 0,09 por cento, a 2.616 pontos.

A Ford Motor Co informou que as vendas de veículos chegaram a 2 milhões neste ano pela primeira vez desde 2007.

A atividade industrial da China encolheu novamente em dezembro com a demanda interna e externa recuando, reforçando as expectativa de que medidas de estímulo ao crescimento podem vir do governo.

Preocupações com uma desaceleração mais forte da economia chinesa estiveram presentes nos investidores em 2011 e devem permancer em 2012. As ações em Hong Kong e na China tiveram o seus pior desempenho desde 2008.

REUTERS PD AC