Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BOLSA EUA-Índices fecham em alta, liderados por matérias-primas

(Texto atualizado com mais informações após o fechamento oficial)

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK, 10 Jan (Reuters) – As principais bolsas dos Estados Unidos avançaram para sua máxima em cinco meses nesta terça-feira, lideradas por papéis do setor de matérias-primas após previsões positivas da Alcoa e fortes ganhos em ações do setor financeiro.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,56 por cento, para 12.462 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve valorização de 0,89 por cento, para 1.292 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,97 por cento, para 2.702 pontos.

Um índice de companhias do setor de matérias-primasesteve entre os líderes dos setores do S&P 500, com um ganho de 1,8 por cento.

O mercado acionário norte-americano deu continuidade ao seu recente descolamento dos problemas na zona do euro. Dados econômicos recentes e o otimismo quanto à temporada de balanços nos EUA provocaram uma alta nas ações no início do ano, com o índice S&P 500 registrando alta em cinco de seis sessões.

“Investidores ainda estão se focando na Europa, mas não mais colocando muito peso nisso como fizeram em novembro”, disse Jonathan Corpina, diretor das operações de viva-voz na NYSE da Meridian Equity Partners, em Nova York.

Tal foco pode mudar rapidamente. Importantes leilões de bônus de Itália e Espanha, que devem ocorrer mais tarde nesta semana, podem afetar o humor do mercado se forem fracos.

“Historicamente, a temporada de balanços ajudou o mercado a ter valorização -então vamos nos fiar nisso por enquanto, mas sem esquecer o que está ocorrendo na Europa”, disse Corpina.

Papéis do setor industrial e do de matérias-primas, fortemente associados ao desempenho da economia, tiveram os maiores ganhos do dia. A ação da Caterpillar subiu 3 por cento, ditando uma alta no Dow.

Papéis do setor financeiro dos EUA mantiveram uma recuperação que levantou o índice de bancos KBW em quase 9 por cento até o momento no ano. O KBW avançou 1,9 por cento nesta terça-feira.

A ação do JPMorgan Chase subiu 2,1 por cento.

REUTERS PJ FC