Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bernanke: sistema bancário dos EUA está mais saudável

WASHINGTON, 10 Mai (Reuters) – O chairman do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, afirmou nesta quinta-feira que o sistema bancário norte-americano fez progressos substanciais para se tornar mais saudável desde a crise financeira, mas destacou que ainda existem áreas de empréstimos com problemas.

“As condições no sistema bancário -e o setor financeiro mais amplamente- melhoraram de maneira significativa nos últimos anos”, disse ele em conferência bancária em Chicago.

Falando por teleconferência de Washington, ele destacou que a posição de capital e de liquidez dos bancos foi fortalecida, mas afirmou que algumas hipotecas imobiliárias continuam bastante apertadas.

Bernanke disse que o crédito pendente de hipotecas imobiliárias caiu cerca de 13 por cento em relação à máxima atingida.

“Muitos fatores sugerem que essa situação será difícil de reverter rapidamente, incluindo a lenta recuperação da economia e do mercado imobiliário, a contínua incerteza sobre o futuro das empresas patrocinadas pelo governo e as atitudes cautelosas dos credores”, acrescentou.

Um retorno ao tipo de padrão de empréstimo que era predominante antes da crise de 2007 a 2009 não seria apropriado, segundo Bernanke.

Mas ele sugeriu que as condições estavam tão apertadas agora que inibiam empréstimos. “Os padrões atuais podem ser limitantes ou preventivos para muitos credores confiáveis”, disse.

(Reportagem de Glenn Somerville)