Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

BCE não está discutindo outra injeção de liquidez–autoridade

BRATISLAVA, Eslováquia, 12 Jun (Reuters) – O Banco Central Europeu (BCE) não está discutindo o lançamento de outra operação de financiamento de três anos neste momento, afirmou nesta terça-feira o membro do Conselho Administrativo do banco Jozef Makuch, acrescentando que o programa de compra de títulos pelo BCE está parado por enquanto.

O BCE inundou o sistema financeiro com mais de 1 trilhão de euros em duas operações de empréstimos de três anos -também conhecidas como LTROs- em dezembro e fevereiro, mas comprou fortemente quaisquer títulos governamentais sob o Programa de Mercados de Títulos (SMP, na sigla em inglês) desde que Mario Draghi tornou-se presidente do BCE em novembro.

“Não há um debate atualmente sobre outra operação de três anos de LTRO, o programa SMP não está sendo usado no momento”, disse Makuch, que também chefia o banco central da Eslováquia.

Ele disse também que diminuir a principal taxa de juros do banco central, atualmente no recorde mínimo de 1 por cento, mandaria um sinal quantitativo aos mercados, em vez de um sinal de qualidade.

Ele acrescentou que pode imaginar um corte da taxa que o BCE paga aos bancos pelos depósitos de um dia para zero, ecoando comentários similares do presidente do BC da Áustria, Ewald Nowotny, na semana passada.

“Eu posso imaginar uma taxa de depósito zerada. Eu não tenho nenhum problema com isso”, disse Makuch.

A taxa de depósito está atualmente em 0,25 por cento.

(Reportagem de Martin Santa)