Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ashton Kutcher, galã do cinema e craque das finanças: ‘Invista no que você conhece’

Estrela das sitcoms 'That 70's show' e 'Two and a half men' tem construído uma trajetória de investidor e empreendedor de crescente prestígio

O ator americano Ashton Kutcher, de 38 anos, tem em seu currículo comédias de sucesso no cinema (Idas e vindas do amor e Cara, cadê meu carro?) e na TV (That 70’s Show e Two and a half men). E, para além do sucesso nas telas, tem construído uma trajetória de investidor e empreendedor de crescente prestígio.

Qual o segredo? “Invista nas coisas que você conhece”, diz Kutcher, dando ares de banalidade a um trabalho que ele tem desenvolvido com profissionalismo cada vez maior. Seu “segredo” foi revelado à apresentadora Chelsea Handler no talk show Chelsea, exibido pelo serviço de streaming Netflix.

“Se você bebe cerveja o tempo todo e é do tipo de pessoa que vai a microcervejarias e prova todos os rótulos disponíveis, provavelmente já sabe quais são as melhores. Meu conselho é que você sempre invista naquilo que conhece”, disse. “E se você é repositor em um mercado e vê que algo está sumindo das prateleiras, descubra quem é o fabricante do produto e por que ele está vendendo tanto. Faça as pesquisas necessárias para saber se é ou não é algo que vai ter valor mais adiante.”

Em abril, o ator foi personagem de capa da revista Forbes que apresentou os maiores investidores do mercado de tecnologia dos Estados Unidos. E ele ilustrou a capa porque, de fato, tem o que mostrar. O astro fez algumas apostas certeiras na indústria de tecnologia nos últimos anos, como Airbnb (serviço que permite a oferta de acomodações, como uma espécie de hotelaria informal, ou o aluguel de residências) e Foursquare (aplicativo de localização de serviços).

Com o investidor bilionário Ronald Burkle e Guy Oseary, que administra as carreiras de Madonna e U2, Kutcher criou a A-Grade Investments, voltada ao aporte de recursos em empresas de tecnologia que se mostram promissoras. Foi seu faro que multiplicou por 100 os 500.000 dólares que eles aplicaram há cinco anos no então desconhecido Uber, serviço de transporte privado de pessoas – só esse aporte vale hoje 50 milhões dólares. O portfólio da A-Grade soma hoje 250 milhões de dólares.

Definitivamente, é bom ouvir o que Ashton Kutcher tem a falar sobre investimentos, ainda que seja uma dica lacônica – e, aparentemente, despretensiosa.

Veja a seguir a “revelação” feita por Ashton Kutcher no talk show Chelsea (legendas em português disponíveis nas configurações):


(Da redação)