Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alemanha terá em 2010 menor nível de desemprego desde 1992

O forte crescimento econômico fará que a Alemanha registre este ano seu nível de desemprego mais baixo desde 1992, segundo cálculos da Dieta Alemã de Câmaras de Indústria e Comércio (DIHK), como antecipou hoje o jornal Berliner Zeitung.

A citada organização calcula em sua previsão conjuntural que durante 2010 a média de desempregados na Alemanha é de 3,2 milhões de pessoas, mas de 250 mil menos que em 2009.

“Dessa maneira o número de desempregados alcançará seu nível mais baixo desde 1992”, afirma em declarações ao jornal o presidente da DIHK, Hans-Heinrich Driftmann, que ressalta que a baixa do desemprego “acontece no primeiro ano depois da mais grave crise econômica desde 1929”.

Após lembrar que há cinco anos havia 1,6 milhão de desempregados a mais do que agora, Driftmann comenta que a recuperação econômica tornará possível uma maior queda do desemprego e a criação na segunda metade deste ano de até 100 mil postos de trabalho.

O estudo da DIHK atribui a criação da maior parte dos novos postos de trabalho às pequenas e médias empresas e, especialmente, ao setor de serviços.

Quanto às grandes indústrias, considera que estas detiveram a redução de postos de trabalho e superado a fase de cortes e aplicação da chamada “Kurzarbeit”, a diminuição da semana laboral.

(com Agência EFE)