PF deflagra 41ª fase da Operação Lava Jato

A ação tem como alvo a aquisição pela Petrobras de direitos de exploração de petróleo em Benin; Cunha foi condenado por causa dessa negociação

A Polícia Federal deflagra nesta sexta-feira a 41ª fase da Operação Lava Jato, denominada Poço Seco. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e três mandados de condução coercitiva nos estados do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo o site do jornal O Estado de S.Paulo, Fernanda Luz, ligada ao lobista Jorge Luz, foi alvo de condução coercitiva. Jorge e Bruno Luz, pai e filho, estão presos preventivamente desde 25 de fevereiro – data da Operação Blackout, 38ª fase da Lava Jato –, por corrupção e lavagem de dinheiro. No dia em que foram detidos, o procurador Diogo Castor de Mattos apontou que tinham “fortes conexões tanto com diretores corruptos da Petrobras quanto agentes políticos (diretores da estatal e políticos) do partido PMDB“. Naquele momento, Mattos afirmou que não poderia citar quais políticos teriam relação com a família por se tratarem de pessoas como foro privilegiado, que só podem ser investigadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A ação policial tem como alvo principal a investigação de operações financeiras realizadas a partir da aquisição pela Petrobras de direitos de exploração de petróleo em Benin, na África, com o objetivo de disponibilizar recursos para o pagamento de vantagens indevidas a ex-gerente da área de negócios internacionais da empresa.

No fim de março deste ano, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato, a 15 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas em um caso envolvendo o pagamento de propina na compra pela Petrobras de blocos de petróleo em Benin, na África.

Em sentença de mais de 100 páginas, Moro também condenou Cunha, responsável por aceitar quando presidente da Câmara a abertura do processo que resultou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ao pagamento de multa de 1,15 milhão de reais.

Os investigados na Operação Poço Seco responderão pela prática dos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros. Os presos serão trazidos para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba quando autorizados pelo juízo competente.

Benin

O nome da fase é uma referência aos resultados negativos do investimento realizado pela Petrobras na aquisição de direitos de exploração de poços de petróleo em Benin, na África.

Segundo a investigação, a Petrobras pagou 34,5 milhões de dólares por 50% do bloco de exploração à Compagnie Béninoise des Hydrocarbures (CBH), que repassou 10 milhões de dólares a empresas do lobista João Augusto Henriques, também apontado como um dos operadores do PMDB na Petrobras, também preso e réu na Lava Jato. Em março, ao condenar o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a quinze anos de prisão, o juiz Sergio Moro afirmou que ele recebeu, através de Henriques, recursos desviados dessa operação em contas no exterior.

Nesta quinta-feira, a esposa de Cunha, Cláudia Cruz, foi absolvida pelo juiz da acusação de que tinha conhecimento da origem ilícita dos recursos utilizados por ela. Conforme os autos do processo conta o ex-deputado, o negócio gerou um prejuízo de 77,5 milhões de dólares à Petrobras, soma baseada em cálculos da Comissão Interna de Apuração da companhia estatal. Eduardo Cunha nega todas as acusações.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ciro Lauschner

    Mais uma operação de ladrõezinhos de meia tijela.O chefe que é bom goza da cara do povo brasileiro.Os maiores podres da pátria estão em Nova York.A quem engana ainda a lava jato?Só ficam presos os que ousarem dizer que a Dilma não é honesta, né Janot!

    Curtir

  2. Osmar Serrragem

    Quem autorizou a compra de um poço seco? E de uma refinaria podre nos States? (Alias, ambas ideias sensacionais). Tudo só para pagar propinas de 10%? Eu é que não fui…Eu nunca soube de nada! Foi o senhor, cavalheiro? A senhora aí, por acaso?

    Curtir

  3. Ataíde Jorge de Oliveira

    Benin!
    A NO$$A Casa.pT
    $oMo$ a África BúLGARA.pT
    Ä
    FinaL : PT

    Curtir

  4. Eli Bussaglia

    Dilma honesta?? Se for assim, Fernandinho Beira Mar para Presidente.

    Curtir

  5. Osmar Serrragem

    Como dizia o Mario Henrique Simonsen. Pagavam os dez por cento para si próprios e pronto. Não precisavam comprar poços secos, refinarias podres, construir refinarias inúteis ou doze estádios falidos…

    Curtir

  6. persianasflaci.blogspot.com

    Pra que tudo isso , se ninguem fica preso …

    Curtir

  7. news da hora

    Avante lava jato , as forças tarefas verdadeiras estão na rua . Tem que continuar a limpeza , e começar a prender os chefões Joesley , o maior laranja de Lula , Dilma , Mantega , Renan . Um trabalho para o STF .

    Curtir

  8. Mais trabalho para nada no final pagam uma merreca pro MPF e vão pra casa igual aos mafiosos bilionários da jbl. Td perda de tempo podiam estar combatendo o tráfico de drogas.

    Curtir

  9. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Vai pegar o Lula dessa vez?

    Curtir