Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Delator confirma: Lula era o chefe da quadrilha do petrolão

Em depoimento, Delcídio do Amaral revelou detalhes de como o ex-presidente conduzia o esquema que desviou cerca de 20 bilhões de reais dos cofres públicos

Em março passado, VEJA publicou uma entrevista exclusiva com o ex-senador Delcídio do Amaral. Entre as muitas revelações importantes, a mais bombástica dizia respeito ao ex-presidente Lula. Delcídio, que assinou um acordo de delação premiada com a Justiça, apontava Lula como o comandante do esquema de corrupção na Petrobras — uma suspeita com a qual os investigadores sempre trabalharam,  mas que ainda não haviam colhido evidências capazes de sustentar uma acusação. O site do jornal O Globo informou hoje que o ex-senador  formalizou a denúncia contra Lula.

VEJA apurou que o depoimento de Delcídio foi dado na quinta-feira (1).  Segundo o ex-senador, Lula distribuiu as diretorias da estatal entre políticos aliados em troca do apoio deles no Congresso. Além de cuidar pessoalmente de cada detalhe do loteamento, da divisão dos postos à escolha dos nomeados, Lula teria pleno conhecimento de que os partidos usavam os cargos para cobrar propina de empreiteiras e financiar seus caixas e campanhas eleitorais.  Era, segundo o ex-senador, uma ação coordenada de governo que tinha o objetivo de comprar apoio político-partidário com propina desviada de contratos superfaturados da Petrobras.

Ex-líder do governo Dilma e ex-líder do PT na gestão Lula, Delcídio depôs ao procurador Januário Paludo, integrante da força-tarefa da Lava-Jato. O ex-senador pontuou sua narrativa com uma espécie de divisor de águas. Ele declarou que havia nichos isolados de corrupção na empresa até a descoberta do mensalão, em 2005. Com o estouro do escândalo, Lula teve de reorganizar a base governista para escapar do impeachment. Para tanto, abriu ainda mais as portas da Petrobras a PMDB e PP.

A corrupção, então, passou a ser sistêmica. Delcídio declarou ainda que nenhum outro presidente usou tanto a Petrobras politicamente como Lula. O petista despachava pessoalmente com os diretores da estatal. Além disso, lançava mão da companhia como instrumento de disputa eleitoral — por exemplo, ao defender uma política de conteúdo nacional, em contraposição à suposta intenção do PSDB de privatizar a petroleira.

Delcídio foi preso em novembro do ano passado,  ao ser flagrado tentando comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras que negociava uma colaboração premiada e prometia revelar segredos que comprometeriam Lula. Na cadeia, o ex-senador negociou o próprio acordo de colaboração.

Suas revelações mostraram que, além de Lula, a então presidente Dilma estava envolvida em  tentativas de sabotar a Operação Lava-Jato. A ex-presidente é alvo de um inquérito da Polícia Federal. Lula já foi indiciado por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Na entrevista concedida a VEJA, Delcídio fez uma segunda e grave revelação: quando ocupava o cargo de ministro da Justiça do governo Dilma, o advogado José Eduardo Cardozo vazava informações sigilosas sobre as  investigações policiais para empreiteiros envolvidos no escândalo.

Os advogados de Delcídio do Amaral não quiseram comentar o caso. A defesa de Lula tem repetido que ele é inocente. Recentemente, o ex-presidente lançou cartilha em quatro idiomas em que se apresenta como alvo “da mais violenta campanha de difamação da história do país”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Nelson Marchetto

    (A defesa de Lula tem repetido que ele é inocente.) A defesa dele sempre repete a mesma ladainha mas, nem eles acreditam nessa inocência!!!

    Curtir

  2. Juvenal Duarte

    Não atribuam somente ao “nove dedos” todos esses crimes. Vejam que o PMDB, que quis “fatiar” o julgamento e fazer com a … volte em breve, também tem envolvimento. Coincidência, não?!

    Curtir

  3. Meu Deus,que poder tem esse bandido do lulla!Já foi denunciado por Marcos Valério,pelo Cerveró,pelo Renato Duque,pelo Delcidio,e até agora nada!Será q estáo esperando que a dona marisa o denuncie também???

    Curtir

  4. LULA NASCEU POBRE E NÃO SE CONFORMOU E ENTROU PARA A POLÍTICA. COM CERTEZA VIA NA POLÍTICA O MEIO PARA QUE FICASSE RICO. CONSEGUIU FICAR RICO COM O DINHEIRO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS ATRAVÉS DO VOTO DO POVO. AGORA PADECE PELOS ROUBOS QUE COMETEU. POIS BEM ERA POBRE MAS DEPOIS QUE FICOU RICO. NÃO SE CONFORMOU E SUA MENTE PERMITIU QUE TOMASSE TODAS AS RIQUEZAS DO PAÍS PARA SÍ. AGORA LHE RESTA POUCO TEMPO DE VIDA E QUEM SABE NA CADEIA.É MUITO TRISTE, MAS É O FIM DE NOSSOS POLÍTICOS.

    Curtir

  5. Analton Paixao

    Mesmo com provas o STJ faz descaso. Uma máfia bem planejada.

    Curtir

  6. Paulo Sérgio Vasconcelos Mangueira

    Nem ele mesmo acredita na inocência dele, mas, o stf talvez sim. não sei o que o Dr. Sérgio Moro esta esperando para por o lularapio na cadeia.

    Curtir

  7. Edson Antunes

    Num dá pra prender um Lula sem antes prender um PSDB inteirinho!!!!!!
    Ok????
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!

    Curtir