Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Foto de porco sorridente não é bem o que parece

Imagem de porquinho simpático na China viralizou nas redes, mas será que o animalzinho pode mesmo sorrir? A resposta é não

Um simpático porquinho se tornou um viral nesta semana. O motivo? Em uma foto tirada em Yibin County, na província de Sichuan, na China, o animal parece sorrir ao ser resgatado de uma inundação. As pessoas logo caíram de amores pelo animalzinho e compartilharam a foto do “porco que ficou feliz ao ser salvo” na rede social chinesa Weibo.

Mas será que um porquinho pode mesmo sorrir? A resposta é não – ou, pelo menos, não intencionalmente. “Temos uma perspectiva humana ao compreender o comportamento animal. Acabamos fazendo sempre a comparação de como um humano reagiria naquele contexto. Não dá para dizer exatamente que aquilo é um sorriso ou um comportamento intencional”, afirma Carolina Rocha, especialista em comportamento animal e CEO da Pet Anjo, ao #VirouViral.

Mesmo assim, também não é possível afirmar que esses animais fofinhos não sentem emoções. “Desde 2012, temos base científica para afirmar que animais têm sentimentos. Grandes cientistas assinaram um tratado para a consciência animal, demonstrando que eles efetivamente podem sentir emoções. Mas isso não quer dizer que o animal é igual ao humano”, explica Carolina.

Segundo a especialista, mesmo que o bichinho efetivamente demonstre sentimentos, ele não é capaz de ter plena consciência do que está acontecendo. “A ciência já sabe que animais (como os cães) demonstram sinais de bem-estar, tais como alterações hormonais, quando estão felizes ou estressados. No entanto, seria um passo muito grande afirmar que este porco está ‘sorrindo’ por ser resgatado.”

Ou seja: é possível que o porquinho sinta alívio por ser tirado da água, mas é impossível dizer que ele está sorrindo por compreender a situação. Os porcos, aliás, são animais extremamente inteligentes e já demonstraram uma série de habilidades em testes já realizados – o que, para a especialista, pode ter levado as pessoas a dotá-lo de capacidades humanas.

Mas por que, afinal, ele está fazendo aquela cara? De acordo com Carolina, existem algumas possibilidades: uma delas é o ângulo da imagem, que pode ter dado o aspecto simpático ao bichinho. Outra é a de que o sorriso seja um reflexo do próprio corpo do animal. “É possível ele tenha sentido alguma dor, pois está sendo carregado pelas patas e orelhas por humanos. Como os porcos não têm uma movimentação tão grande nos músculos do rosto, como nós, a careta pode ser alguma resposta inconsciente do corpo”, diz a especialista.

Memes

Mesmo que o porco rosado tenha feito a cara “sem querer”, ela tomou conta da rede social chinesa e provocou uma batalha de memes fenomenal. Usando o Photoshop, usuários recriaram a imagem das melhores maneiras:

(avisiongame/Imgur/Reprodução)

(funkyjunk/Imgur/Reprodução)

(shopdude/Imgur/Reprodução)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s