Blogs e Colunistas

06/06/2013

às 18:16 \ Vídeos: Entrevista

Lobão, músico e escritor: “É uma delícia provocar a fúria dos idiotas”

Antropofagia: “Sempre achei uma certa lorota”. Oswald de Andrade: “Lendo seus livros me dei conta que discordávamos absolutamente sobre tudo”. Comissão da Verdade: “É psicótico as pessoas quererem contar apenas um lado da história”. Música popular brasileira: “A MPB hoje beira a demência”. Dilma Rousseff: “Uma verdadeira anta, que fala mal, pensa mal”.

Isto é puro Lobão, o músico e escritor que acaba de lançar Manifesto do nada na terra do nunca. O livro, que segue escalando posições nas listas dos mais vendidos, começou a fazer barulho antes mesmo de ser distribuído pela editora. “Quem lê, adora. Quem não lê, odeia”, resume o autor da obra cuja gestação durou oito meses.

A ideia era escrever sobre música. Para sorte dos leitores, Lobão resolveu fazer uma escala na Semana de Arte Moderna de 1922 ─ e, a partir daí, liberou-se para tratar de inúmeros temas, sempre esbanjando inteligência e humor. “Acredito que estamos vivendo nossa pior época”, reafirma na entrevista. Se pretendem inibir o polemista sem medo, os que amam odiá-lo estão perdendo tempo. “É uma delícia provocar a fúria dos idiotas”, avisa Lobão.

Parte 1

 

Parte 2

 

Parte 3

 

Parte 4

 

Parte 5

Share

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

156 Comentários

  • felipe

    -

    8/9/2013 às 0:06

    Tendensioso!!

    TendenCioso, animal. Com C. C de cretino.

  • Alex

    -

    27/8/2013 às 16:35

    Depois de ler a entrevista na Veja desta semana, me tornei fã do Labão desde criancinha. Com essa onda de tudo politicamente correto,estamos perdendo o senso de irreverência, que era uma das características mais marcantes do brasileiro. Lobão está fazendo sua parte para recuperá-lo.

  • ARLINDO

    -

    26/8/2013 às 9:34

    Acho interessante. Sempre que fala mal do PT aparece alguém dizendo que esta pessoa está a serviço de alguém. O que essa pessoa não tem coragem é de assumir que está à serviço do PT. O comportamento desse pessoal contra a liberdade de opinião beira o fundamentalismo.

  • Nubia

    -

    1/8/2013 às 14:50

    Augusto, adorei a matéria, adorei seu blog, adoro o Lobão! Sucesso!!
    Um beijo, Nubia.

  • mogisenio

    -

    30/7/2013 às 1:41

    Olá Carol, eu vi a entrevista. E foi exatamente por isso que formulei as perguntas. A perguntas foram claras e espero respostas igualmente claras e diretas. Só isso. Respeita a CR/88? sim ou não, como , porque etc. Quem são os melhores políticos para o Brasil. Qual é o melhor partido, etc.
    Não quero deduzir nada.

  • Carol

    -

    29/7/2013 às 14:15

    Meu caro: veja a entrevista e terá suas questões respondidas.

  • mogisenio

    -

    24/7/2013 às 11:54

    Eu também sempre gostei do Lobão, enquanto músico roqueiro e alienado político( como ele mesmo disse).
    Todavia, a partir do momento que começa a “entrar” no mundo da política, prefiro pensar que ele realmente ainda está alienado. Nesse sentido, acaba prejudicando a sua imagem excelente imagem de roqueiro.
    Se é contra o PT , Lula, Dilma etc, tudo bem. Isso ele diz abertamente.

    Falta dizer , também abertamente, de quem é a favor.
    Então, caro músico competente, diga com todas as letras:
    Quais são os seus ídolos políticos no Brasil?
    Você respeita a CR/88 ou acha que devemos ter uma nova constituição? Se sim, pergunto-lhe: você defende ou não os princípios fundamentais, direitos fundamentais e sobretudo, os OBJETIVOS fundamentais contidos na CR/88 ( de bem estar social)?
    Exemplificando: você concorda com a erradicação da pobreza, da marginalização e das desigualdades sociais e regionais? Se sim, como? Explique-nos. Que partido político e que presidente, governadores, prefeitos você aconselharia ao povo brasileiro?

    Obs: Não estou aqui defendendo qualquer partido político da situação ou oposição. Só tenho interesse em saber, com clareza, o que exatamente, o querido músico Lobão pensa à respeito. Quero ver se ele manterá a sua reputação ilibada assim como o notório saber também neste campo.

  • Chirley Delarue

    -

    18/7/2013 às 17:28

    Sempre adorei Lobão,um dos poucos músicos brasileiros que tem a ousadia de enfrentar o stablishment…Isto é ser Roqueiro,parabéns meu herói!!!!

  • daniel

    -

    27/6/2013 às 7:33

    Lobao nao era a hora de voce dar a cara e ajudar o povo Brasileiro achar um caminho mais rapido para resolver esta crise e acabar logo com o poder destes bandidos que estao no poder, lembre as suas atitudes comtribuirao para que o povo criasse coragem para sair as ruas

  • Mari

    -

    21/6/2013 às 18:12

    Adorei a entrevista. Vou comprar o livro, Lobão. Parabéns por dar a mínima aos idiotas que querem ditar o que é inteligente, moral e correto no Brasil. Parabéns pela independência e análise crítica LIVRE.

  • Sérgio Ricardo

    -

    19/6/2013 às 12:45

    Músico e Escritor?

  • Marcelo

    -

    18/6/2013 às 22:19

    Bom o lobão é um cara muito inteligente e sabe o que fala, o livro ta aí para comprovar!!!! grande abraço!!

  • Henrique Oliveira

    -

    18/6/2013 às 13:11

    Caro Augusto,
    Adorei a entrevista com o Lobão. Confesso que não esperava tanta lucidez e informação no cantor e autor. Acabo de comprar seu livro no Ponto Frio web. Abraços

  • tatuzinhoo

    -

    17/6/2013 às 22:36

    O Lobão e Tico Santa Cruz me representam. Eles sabem o que dizem.

  • Sergio Braga

    -

    17/6/2013 às 14:46

    As primeiras páginas do livro do Lobão são tão esclarecedoras, que só por elas já valeu ter comprado o livro. Mas cuidado, Lobão………os cordeirinhos do PT são vingativos………covardes……..safados…….agressivos……….picaretas…….novos ricos(nada pior)………

  • Charles A.

    -

    16/6/2013 às 16:39

    Eu antipatizava com Lobão e o achava um petista deslumbrado.Mudei totalmente de opinião a seu respeito, assim como ele mudou de postura depois que leu,estudou,conscientizou-se e saiu da ignorância política em que se encontrava. Isso equivale a dizer que o maior dos males é a ignorância.Vamos ler e estudar;assim ficaremos livres desse verme parasita chamado ignorância,que nos leva a apoiar ou rejeitar aquilo que desconhecemos.

  • Charles A.

    -

    16/6/2013 às 16:27

    Grande Lobão! “É uma delícia provocar a fúria dos idiotas” é uma frase antológica. Assim como Lobão acordou do sonho da queda do muro de Berlim e tem muito o que contar,pois participou ativamente e alienadamente do embuste petista,o país inteiro vai acordar dessa alienação mental induzida por propagandas oficiais,imprensa comprada e inocente úteis,além de artistas globais deslumbrados com a própria imagem.Lobão,esse é um momento crucial e você está tomando uma iniciativa que,talvez,tenha uma importância muito maior do que parece! Grande entrevista,jornalista Augusto Nunes!Lobão,vou comprar seu livro.Sucesso!

  • Bombou na Web

    -

    14/6/2013 às 20:55

    No youtube tem uma entrevista em que o Lobão fala sobre o funcionalismo público
    http://www.youtube.com/watch?v=RdRRpH0LFSA
    A resposta dele aos 1 : 05 minutos é hilária

  • Tulio Shibata

    -

    13/6/2013 às 23:18

    Lobão falou tudo sobre Dilma. Eu acrescentaria que ela também executa mal. Então Dilma fala mal, pensa mal e executa mal. Ou seja o povo brasileiro descobre agora que elegeu uma pessoa completamente inepta para o posto de presidente do Brasil.

  • Sergio Costa

    -

    13/6/2013 às 20:59

    Muito bom! Esse livro está no topo da minha lista. Parabéns ao Lobão, que deve estar sofrendo um assédio enorme dos “militontos”.

  • George Costanza

    -

    12/6/2013 às 16:56

    Grande BIG WOLF! You´re The Man!

  • COMUNISTA COCA COLA, disse:

    -

    11/6/2013 às 22:35

    Ops! Este vídeo não está mais disponível.
    Desculpe-no ?????????????????

  • estevan natolo junior

    -

    11/6/2013 às 14:24

    De tudo que foi dito na entrevista, Augusto, o melhor, foi onde o Lobão diz que o presente, sem dúvida, está sendo a pior época que este país já viveu. Nós, os sessentões assinamos em baixo. Parabéns!

  • Marco Nunes

    -

    11/6/2013 às 11:57

    Que pena que acabou tão rápido. Eu ficaria assistindo a entrevista por horas!!!
    Parabéns ao Augusto e ao Lobão por tão bela entrevista!!

  • Jamil Biffi

    -

    11/6/2013 às 10:51

    Lobāo para Presidente,jà!!

  • Maria Rita

    -

    10/6/2013 às 14:26

    Não li ainda, mas com certeza vou ler! E se é do Lobão, sei que vou gostar muito…ele tem um jeito especial de encarar e descrever fatos…não é possível discordar das idéias dele! Inteligente e corajoso!

  • IvoHM

    -

    10/6/2013 às 13:37

    Augusto: já li e recomendo. Abraço ao Lobão. Sou seu fã desde o Cinema Mudo. Valeu por reavivar a admiração.

  • scholo

    -

    10/6/2013 às 11:41

    … digo , sair da ignorância politica e tiver coragem certamente Brasil será PRIMEIRO MUNDO…

  • scholo

    -

    10/6/2013 às 11:39

    Quando ajudou a por o Lula no poder pasei a detestar Lobão, ja não gostava de sua música e achava ele muito p… loca, admirava apenas a coragem ou cara de pau dele. Agora ele confessa que era politicamente ignorante na época o que me faz reconsiderar os meus conceitos referentes a sua pessoa, ele mantem a coragem e já mais esclarecido politicamente surge esse livro, parabéns, se todo brasileiro sair da ignorância

  • paulo gusmao

    -

    10/6/2013 às 9:17

    Adorei o livro, não é possível que num país todo mundo esteja no Bolso do governo do PT, parabéns Lobão pela coragem de dizer o que muitos de nós querem falar, mas não podemos,pois o regime não permite.

  • Marcos

    -

    10/6/2013 às 1:45

    Muitos dos “pseudos intelectuais” do discurso emprestado, porque o discurso do esquerdista é sempre o mesmo, desde o completo idiota ao professor Marxista que faz questão de postar nas redes sociais que ele é um assíduo devorador de livros (Como se fosse um privilégio deles), portanto tudo o que ele diz esta embasado no seu conhecimento, então, muito desses personagens “intimidadores”, defendem abertamente que o Lobão é um lunático que presta um desserviço a sociedade brasileira. Uma coação clara, carregada de arrogância e de estupidez. Vídeos sensacionais, tive até que compartilhar o link no Facebook com o nome de “IMPERDÍVEL”.

  • Daiana

    -

    9/6/2013 às 22:20

    Há uma linha tênue entre gostar do trabalho do Lobão e achar o que ele diz “fenomenal”. Quem não leu o livro odeia? Bem… eu li a autobiografia e depois entrevistas incoerentes e passei a detesta-lo. Essas críticas já são clichês… Mas ainda gostaria de um papo com ele para desfazer ou fortalecer minha antipatia.

    A ladroagem, para ficar num exemplo, é um fato. Não confunda fato com clichê. É tudo o que os ladrões querem.

  • Dulce Regina

    -

    9/6/2013 às 19:14

    “- É uma delícia provocar a fúria dos idiotas.” Genial !!! Pena que esses idiotas não sabem ou não gostam de ler, para serem instigados a terem reações, equivalentes as suas ações. Aí sim…seria o “delírio” !

  • bijuxinthebox

    -

    9/6/2013 às 12:52

    A história do Lobão é semelhante à de muitos de nós, que lutamos dentro da lei pela democracia, apoiando, depois de a conquistar, uma turma “de esquerda” que logo logo mostrou ao que veio: para servir à dominação e controle social total – tenha este o nome de comunismo, de socialismo, de politicamente correto ou de Nova Ordem Mundial. E foi com surpresa que vimos esses “iluminados” tratarem o povo e a coisa pública, e a política, e a economia, e tudo na vida nacional, como se tudo isso estivesse sob sua (delles) guarda e tutela. Mais: vimos uma série infindável de escândalos, de roubos, de irresponsabilidades, de safadeza, como nuncaantesnestepaiz. Tô com Lobão e não abro – como se dizia nos bons tempos em que pensávamos estar defendendo direitos e democracia, e tentando continuar nesta linha. Dá-lhe, Lobão!!!

  • J.B.CRUZ

    -

    8/6/2013 às 21:30

    ——— SENSACIONAL ————- 10 !!!———-

  • flavio

    -

    8/6/2013 às 21:30

    Antigamente pensava que Deus havia colocado na América Latina e especificamente no Brasil, o lixo político do Universo. Com o advento do PT parei de pensar e passei a ter certeza.

  • Alberto Linhares

    -

    8/6/2013 às 19:25

    Não li mas já adorei! Vou sair já comprar.

  • Theodorico Palmeira

    -

    8/6/2013 às 19:12

    Pelo visto Lobão criou juízo, quem sabe ele não seria um bom político para desmascarar toda essa safadeza deste governinho corrupto do “LULA”.Pensa Lobão.

  • Ester Baldocchi

    -

    8/6/2013 às 18:29

    Overdose de cultura e inteligência! ótima matéria.

  • Alexandre Sampaio Cardozo de Almeida

    -

    8/6/2013 às 16:59

    São Paulo, 08 de junho de 2.013

    Prezado Augusto,

    Excelente entrevista, pena que muito curta…
    Lobão não gosto como artista, mas respeito seu posicionamento político. Coisa rara entre os “artistas brasileiros”…

  • Básico!

    -

    8/6/2013 às 16:58

    Ele dá umas beliscadas legais nessa esquerda, mais perdida do que nunca. Parabéns Lobão!

  • similia similibus curantur.

    -

    8/6/2013 às 13:59

    Li ambos. Li os livros do Lobão tb. Entre Zizek e Olavo de Carvalho, fico com OdeC.

  • Tarciso

    -

    8/6/2013 às 12:00

    ^Fica difícil discordar de Lobão.

  • Eduardo

    -

    8/6/2013 às 8:59

    Beleza Lobão, acho que a turma de uma certa emissora de tv do rio de janeiro e quem não esta gostando nada disto. Vão ter de te engoli.

  • Marco

    -

    8/6/2013 às 2:01

    contrariando o coro dos opinantes contentes: Lobão já foi! a muito!……………..

    “A”muito? E não “há” muito? Tente ser menos idiota, miliciano.

  • Milton da cas

    -

    8/6/2013 às 0:32

    Lobão é a voz que faltava na multidão…sou seu Fã

  • carlosbr

    -

    8/6/2013 às 0:15

    Lobao se tornou um homem com virtudes admiravel e isto com tudo que aconteceu em sua juventude ena relacao com seus pais.Parabens rapaz…vc merece este sucesso com seu livro.

  • Nicolau

    -

    7/6/2013 às 23:52

    Excelente, Augusto. É muito bom encontrar, num mesmo papo, doses colossais de bom humor, irreverência, lucidez e argúcia. Grande trabalho!

    Abração, Nicolau.

  • Renan Martins

    -

    7/6/2013 às 22:23

    Entrevista magnífica. De um lado, o Augusto com sua capacidade invejável de conduzir qualquer tipo de conversa, desde uma entrevista com um simples cidadão até um debate com juristas e jornalistas, e de outro, Lobão, com sua inteligência e sagacidade. Chega desses idiotas que querem nos pautar!!

    Obrigado, Renan. abração

  • Francisco

    -

    7/6/2013 às 21:41

    Tão bom quanto a entrevista e o livro do Lobão são os comentários do Reynaldo-BH – 07/06/2013 às 15:31.
    Os dois merecem ser lidos…

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados