Coluna Augusto Nunes

Augusto Nunes

Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido.

sobre

Colunista de VEJA.com, colaborador da edição impressa e apresentador do Roda Viva. Foi redator-chefe de VEJA e diretor de redação das revistas Época e Forbes e dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora. Autor do livro 'Minha Razão de Viver - Memórias de Samuel Wainer'.

Culpado tranquilo

Por: Augusto Nunes

“Não vou ficar batendo boca. Isso é igual apelido: se você se enraivecer, aí é que pega. Mas quero garantir a vocês: se alguém achar que isso me deixa sem dormir, vai cair do cavalo”.

Lula, na reunião com a diretoria da CUT, garantindo que não sonha com cadeia nem com o Japonês da Federal.

Voltar para a home
TAGs:

Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

*

  1. Jurema

    De fato não deve sonhar mesmo, tem é pesadelos o Canalha!

  2. Claudia

    Faz-me rir! Pessoas próximas já disseram, várias vezes, que ele está desesperado! Mas, pode ser que esteja dormindo, afinal, existem uns remedinhos tarja preta que são porretas quando o assunto é insônia… hehehe.

  3. João Batista Rousseng Olegario

    Pela fisionomia que ele anda apresentando já perdeu o sono faz tempo.

  4. Manuel Duran

    Ele está preso ,se prendeu coitado .

  5. claudio

    E claro que não vai bater boca, pois não tem artifícios para isso, tem é que ficar calado e quiétinho pois o homem santo não tem mais para onde correr. Agora afirmar que ele não fica sem dormir até pode, mas garanto que deve estar abaixo de remédio ou melhor, deve estar tomando um porre todas as noites!

  6. catson aruak

    Na foto de lula, em que aparece com as duas mãos juntas no programa do pt, morrendo de medo, ficou claro o estrago que sua ideia de decepar o dedinho veio a lhe causar.
    Se tivesse o dedinho então o outro seria amparado, mas como não se sabe onde enfiou o dedinho, o outro fica balançando, o que convenhamos, é ruim para sua imagem de estadista.
    É como se diz: “aqui se faz, aqui se paga”.
    Falando em dedinho, me lembra o edinho: vai ter cara de bandido assim no quarto da presidenta.

  7. Fernando Antonio Gomes

    Acarajé, digo, ENCARA ZÉ, aceita que a pimenta dói menos (ou menas). kkkkkkkkkkkkk

  8. Erik Volim

    Mais uma “grande figura nacional” que estabacado no chão vai falar assim pro cavalo “você é que caiu de mim, viu?!!!”
    Antes dele já teve o Color.

  9. Carlos Olimpio Alves

    Ele não vai ficar batendo boca.
    Vai continuar batendo carteiras.

  10. Marlene Arantes Barreto

    Tudo que o Lula nega é contrário.É visivel porque mente, teme ser preso. O homem é de uma fragilidade maior do que a coragem que se diz ser.

  11. G Carvalho

    Notaram o início da Operação Acarajé? Ah, como esquecer aquela foto do João Santana com Lula e Dilma na penumbra tentando vedar a nau esburacada do governo? Não digam que não se sugeriu um filme de horror digno da ocasião!
    O filme não poderia ser outro: ‘João morre no final’, ou no original John dies at the end, lançado em janeiro de 2003, dirigido por Don Coscarelli e estrelado por Paul Giamatti.
    João, acarajé demais tende a fazer mal. Pode atuar nas entranhas e na mente como a droga do filme, que transforma alguns de seus protagonistas (e espectadores) em zumbis.

  12. Santeófilo

    Pelo visto, e com justíssima razão, todos que acessam esse blog, incluindo eu, o Santeófilo, comentarista dos mais enfurecidos com essa corja, estão doidinhos que o ex-presidente meliante Lula vá dar com os costados lá na Papuda, não é mesmo? Como é que é? O amigo deseja saber o porquê desse estúpido e desnecessário inicio de comentário? Meu caro, a razão é simples: Nós, os indignados, estamos dedicando tempo demais a esse sitio de Atibaia e a esse tríplex. E o que é pior: estamos deixando uma turminha de togados acabarem tranquilamente de destruir a nossa republiqueta de bananeiras. Sei não, mas ao invés de fazer essa tal passeata, programada para o mês de março, e que tem tudo pra repetir o fracasso da outra, os tais lideres dos movimentos Vem pra Rua e Brasil Livre deveria era acampar lá nas cercanias do prédio do Supremo e só sair de lá quando aquele bando de insensatos apátridas lavasse as suas togas imundas e fedorentas. E atenção: se for pra fazerem aquela palhaçada que fizeram lá na Câmara e no Senado, passeando pra lá e pra cá como cordeirinhos no pasto, esqueçam o que falei ok?

  13. Charles A.

    O comentarista Textículos superou-se na elaboração do Dicionário Brasileiro de Apelidos que pegaram de tanto o ,deixe-me escolher, Super-Macunaíma Pixuleco 13-51 se enraivecer, cuspindo impropérios pelas ventas e pelos cantos da boca nos palanques cutistas,que prá outro elle ,que não é besta porque quer,não faz palestra de graça, por medo de levar uns pixulecos no traseiro e umas vaias nazoreia.

  14. Charles A.

    O psicotrópico do Pixuleco 171 é uma fórmula: cachaça de qualquer marca desde que seja acima de 40%;uísque Red Label caubói que “os outro é fraco”,e cerveja Itaipava que não precisa temperar,já vem com pixuleco de fábrica. A dama N°1 coloca os ingredientes num balde de 13 litros,mexe bem com cara de pau e joga na garganta do cupanhero até o soninho vir…Assim ,ninguém cai do cavalo.

  15. Charles A.

    O Brahma51 não dorme,entra em coma alcoólico.

  16. Mauro Pereira

    Caro Augusto Nunes.
    Caro amigo, Lula está se saindo um excelente comediante. Não que eu esteja insinuando que os comediantes sejam mentirosos, longe disso.
    Tenha uma excelente semana.

    O inferno improdutivo das boas intenções

    Mauro Pereira

    Como era de se esperar, a pistolagem política e intelectual do PT não perdeu tempo e tentou tirar proveito de entrevista, digamos, um tanto fora de época, concedida pela jornalista Miriam Dutra ao jornal Folha de São Paulo divagando sobre seu relacionamento com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
    Entusiasmados com o teor de insinuações já desmoralizadas pelo tempo, a súcia petista se lançou à tarefa de usar a entrevista como ferramenta de propaganda visando tirar Lula do fundo do poço e tentar convencer a sociedade brasileira que a aura de bom caratismo que tem acompanhado a trajetória política e enobrecido a biografia de FHC sempre foi excesso de boa vontade da mídia direitista e que, na verdade, ele nunca deixou de ser exatamente igual ao chefe supremo do petismo do fim dos tempos.
    Desmontar a farsa engendrada pelos sectários de Lula não requer muito esforço, pois somente os mal-intencionados ainda não perceberam que a diferença que distancia Fernando Henrique Cardoso de Luiz Inácio Lula da Silva se revela contundente em todos os aspectos passíveis de análise, desde o comportamento humano à lisura no desempenho político, passando pela celebração da ética até ao exercício da competência, culminando no estadista que FHC foi sem nunca ter reivindicado e que Lula, descartando-se a vassalagem, sempre pleiteou sem jamais ser reconhecido.

    Democrata autêntico e não apenas o da retórica vazia e oportunista, Fernando Henrique Cardoso retirou o Brasil da sua condição de república terceiromundista para colocá-lo no mesmo patamar das grandes potências do planeta. Sábio, ensinou que é possível fortalecer a sociedade sem fragilizar o estado. Hábil, resgatou o poder da sociedade na definição dos rumos do país. Nenhum outro presidente reverenciou a democracia como ele.

    Porém, o sucesso de suas administrações despertaram o sentimento mais baixo do ser humano: o ciúme. Companheiros de partido, ainda que inadvertidamente, pela omissão covarde foram avalistas de uma das mais sórdidas campanhas urdida na miséria ética de seus adversários e que tinha como único propósito a desconstrução impiedosa do grande legado deixado pelo administrador notável.
    Com o consentimento pusilânime de seus correligionários e a omissão submissa da imprensa, o maior presidente de nossa história política se viu só, traído e abandonado para o enfrentamento de uma luta desigual na defesa das grandes conquistas de seu governo. Liderados por Luiz Inácio Lula da Silva, seus algozes partiram para o linchamento moral com uma violência jamais vista. Bilhões de reais foram torrados na tentativa de apagar de nossa história política o líder que havia colocado fim à hiperinflação, estabelecido os fundamentos do equilíbrio macroeconômico, praticados até hoje pelos seus adversários, ressalte-se, consolidado o desenvolvimento e estabelecido as bases dos programas sociais que culminariam com a criação do Bolsa Família, apropriado indevidamente pelo PT.
    Sereno e com a tranqüilidade dos que têm a consciência limpa e a certeza do dever cumprido, saiu mais fortalecido, tanto moral como politicamente, dos ataques carregados de um ódio inexplicável do seu principal opositor. No apogeu dos seus de 84 anos, é conferencista renomado e requisitado para dar palestras nas mais importantes universidades do mundo. Seu desafeto, no entanto, se destaca como o palestrante preferido das construtoras mais agradecidas do Brasil.
    Se analisarmos com as lentes da lógica, poderemos chegar à conclusão de que o Partido dos Trabalhadores é o principal fiador da lisura de FHC, pois já está praticamente no meado de seu 14.º ano no poder e até agora, a menos que eu esteja equivocado, não conseguiu descobrir nenhuma trapaça nas duas administrações daquele que é responsável pelos piores pesadelos do deus de Martha e da espiriteira mundial de Marilena. Até onde eu sei, a condescendência nunca foi uma das virtudes do PT.
    Por fim, me parece evidente que se FHC é criticado por seu muito ter sido pouco, Lula o contrapõe de forma fragorosa por seu pouco ter sido muito. Simplificando, é mais edificante saudar o pouco concreto e realizado do que recorrer à exuberância manipulada do muito, abstrato e malandro, que se materializa apenas no inferno improdutivo das boas intenções. Simples. Não para os lulopetistas, é óbvio.

  17. RedFox

    Amanhã será manchete em todos os jornais:
    “Pé-de-cana não se enraivece quando o chamam de pau d’água”.

  18. maria-maria

    É um sociopata irreversível.

  19. Los Cabaleros do apocalipse

    Terá de ser mais e muito mais ébrio para não se lembrar de que se apodorou do dinheiro público em beneficio proprio e para os mais chegados em nome dos pobres miseraveis. E, tem mais: quem produz alguma coisa de útil é penalizado, enquanto que os que não produzem absolutamente nada são os beneficiarios.
    A imprensa não pode baixar a guarda. Terá de ser insistente na mesma tecla.

  20. Marcos

    Troca cueca de 10 em 10 minutos !

  21. irs

    Esse sanatório geral é muito legal, cada um mais louco do que o outro.
    Lula do jeito que é peitudo, mesmo esculhambado, só não vai bater boca porque tem a certeza que está desacreditado e sabe que, se abrir a boca, vai entrar por um ouvido e sair pelo outro, ninguém mais aguenta ele.
    E, como ele é o maior mentiroso que já conhecemos, então, não deve dormir mesmo, um sujeito que desde que apareceu pra infernizar nossas vidas, sempre se julgou o maioral e agora no fundo do poço, vai dormir? Dorme nada, e quando dá um cochilo, deve cair da cama.
    A verdade é que ele está morrendo de medo do xilindró, e como será que os amigos do peito vão ficar, se não puder emprestar mais nada pro Lula? O fato do chefão não bater boca, já melhorou, está percebendo que não tem salvação e é mesmo um zero a esquerda.

  22. Walter CWB

    A alma mais honesta do Brasil, que não perde o sono por causa das posses do Sítio Santa Barbara e do triplex do Guarujá, não consegue dar uma explicação decente sobre as empreiteiras que lhe fazem favores estupendos. Curiosamente, empreiteiras enroladas com a operação LAVAJATO.

  23. delmo oliveira

    Caro Augusto;
    Primeiramente quero dizer que triplex e sítio de bêbado não tem dono!!! O Ébrio está apavorado como também os frequentadores do tal Inst. Lula, principalmente o japonês Paulo Okamotto(PT/SP), que faz como o CUCO de relógio, a cada lambança tem que por sua cabeça para fora e tentar inventar uma historinha para livrar o CHEFE. A petezada está sem comando e apavorada diante da possibilidade da prisão do mais honesto entre os homens que habitam o nosso B-R-A-S-I-L. Fala sério Luiz Inácio!!!

  24. Brasileiro

    O Pixuleco 171 tem razão, daqui a pouco vão chamá-lo pela alcunha de LULA. Na PAPUDA elle poderá dormir o quanto quiser, é democrático o sono livre.

  25. Lucia S.

    Gente sem caráter não perde o sono mesmo, principalmente quando ainda tem “uns poderosinhos” para ajuda-lo.
    Mas, quando cair do seu cavalinho que já anda muito nervoso,não vai só dormir, vai ficar bem acordadinho numa cela.
    De preferência com toda a “famiglia”.

  26. leandro

    Tem cavalo no sítio do Lula que não é do Lula?

  27. Textículos do Jota (ES)

    Então está confirmado. Existem mais de 204 milhões de brasileiros que estão bem firmes montados no cavalo observando caído no chão o pior governante nunca visto na história do Brasil desde Tomé de Souza. “Elle” e a sua corja é que estão batendo boca com o país de vergonha na tentativa de justificar o injustificável. É “elle” que está enfurecido com os apelidos “Boneco Pixuleco 13-171”, “PR” da Rose, “Brahma” dos empreiteiros, “ex-presidento”, mandachuva do petrolão, máquina de destruição de reputações, São Jorge de bordel, o “chefe”, o sujeito “oculto” por trás do caos brasileiro, o maior beneficiário das maracutaias que abriram as portas do Palácio do Planalto a delinquentes, mau-caráter que se orgulha de ser ignorante, falastrão guia dos marginais do poder, Super-Macunaíma do PT, embusteiro que ficou rico “dando muito trabalho” aos que trabalham de fato, agitador de desmiolados, Mister “M” que fica iluminado quando fala para Marilena Chaui, ensaísta de ditador que quer fazer do Brasil um país igual à Cuba castrista e à Venezuela chavista, rei nu criador da rainha sem neurônios, “prizidento” da República Sindicalista do Brasil, sapo barbudo, exímio palanqueiro sem nenhum compromisso com a verdade, campeão de “meras bravatas”, exterminador do plural, Apedeuta, palanqueiro profissional, metamorfose cerebral ambulante, mestre em extinção da miséria por decreto, indivíduo que leva vida milionária pregando que “educação não faz diferença” e “para os amigos, todos os favores, inclusive os benefícios da lei; contra os inimigos, todos os malefício, inclusive os rigores da lei”, sujeitinho asqueroso que se orgulha de colocar mais beneficiários no bolsa-família ao invés de arrumar saídas para a pobreza. Pior do que estar sempre contando uma nova mentira para encobrir a mentira anterior, “Triplo X” está sem dormir desde que o jornalismo independente começou, lá no ano 2003, a revelar diariamente a verdadeira cara da complexa organização companheira.

  28. Justice

    No caso dele, parece, que o conselho não funcionou. Assombrosa a quantidade de apelidos, muito bem dados, que nele grudam como chicletes em sola de sapatos, mesmo tapando ouvidos e olhos, e fechando a boca, outrora tão aberta.

  29. Zezé

    Lula está utilizando mecanismos psicológicos de defesa pelos quais eventos angustiantes são transferidos para o seu inconsciente. Esses conflitos psíquicos, todavia, estão sujeitos a certos limites, até mesmo num espertalhão resiliente como o ex-presidente.
    Os psicotrópicos se não estão sendo usados, far-se-ão necessários em algum momento. Não há engabelação suficiente aqui.
    As circunstâncias evoluem a sua volta de tal forma, que, não havendo algum milagre, o encarceramento será um alívio para sua agonia.

  30. Marquês de Casca Fina

    Ah, não vai bater boca…
    “Estou convencido de que” vou bater outra cousa…

  31. Marquês de Casca Fina

    O mentiroso mente, em primeiro lugar, para si mesmo.
    Discursozinho sintomático e traiçoeiro.
    O que ele está mesmo dizendo?
    Que está preocupado. Está, sim, abalado com o andamento das investigações.
    Aparenta segurança para encobrir temores.
    Simula. Finge. Mente.
    Essa dissimulação já não engana mais.
    Tá todo mundo vendo quem caiu do cavalo.
    E vem aí um rolo compressor.
    E ele sabe muito bem disso.

    Se dorme, ou não, não importa. Isso não é da nossa conta.
    Mas certamente enfrenta noites fantasmagóricas.
    Pesadelos sinistros escaldam-lhe a mente doentia e febricitante.
    Ele mesmo confessou.

    Cada um colhe o que planta.

  32. Nels ON - off

    A única que tinha coragem de bater boca c/ o PR era a Amiga Oculta. Botava a boca no trombone sem a menor cerimônia, tanto nas viagens internacionais, quanto nas reuniões fechadas no gabinete oficial em S.P. O apelido dela era “A Trombonista”, fazia um barulho danado, e esse apelido pegou, pegou muito. Outros preferiam o apelido “aPTista”. Por que ela era do PT? Não, é que na verdade ela nunca botou a boca no trombone. Quem viu ela tocando o instrumento, afirmou que era só um aPiTo.

  33. Santeófilo

    Podem ficar a vontade e me xingarem de qualquer bregueço que eu não vou está nem aí. Aliás, eu autorizo até a me compararem com qualquer togado lá do supremo tribunal federal. O porquê dessa leseira? Simples: é que eu acredito piamente nas palavras do ex-presidente Lula. O juiz Sergio Moro????? Amigos, não me façam rir, ok?

  34. sidney

    Augusto
    Esse – HIPOCRITA – ja esta com as suas DIGITAIS tomadas e absolutamente nnada do que fala e de dilmais alguns ; se aproveita.
    O caminho e destino dele(s) ja esta tracado e ponto final esta completamente – NU – !!
    Baita abraco

  35. laercio

    Se enraivecer apelido pega mesmo.
    Ou o distinto já tinha em sua certidão de nascimento, o tal nome LULA.
    Se eu fosse esse cara, ficava quieto. Quanto mais fala, mais se entrega.
    E mais, quem não está dormindo é o trabalhador, que perdeu
    o emprego, o plano de saúde e outros benefícios mais.

  36. Anonimo

    FILOSOFIA DE MALANDRO:
    (prestes a começar a ver o sol nascer quadrado)
    .
    “Não vou ficar BATENDO BOCA…
    vou ficar BATENDO CARTEIRA, mesmo”

  37. A.

    …disse Lula, após ingerir meia caixa de Lexotan.

  38. Markito-PI

    Típico deste primata e de todos os petistas: afirmar que não vai fazer uma cosa e, desavergonhadamente a daz em seguida.Fosse para valer esta frase, Lula estaria renegando todo seu passado, pois não dez outra coisa.

  39. Solismar

    Não sonha; tem pesadelos!

  40. Ridendo castigat mores

    A foto aí ao lado no Direto ao Ponto contradiz a fala do molusco.
    Agora,vergonha na cara ele nunca teve mesmo!

  41. rubão

    Lulla já caiu no perigoso terreno da galhofa (Sérgio Porto) e os apelidos estão na boca do povo: cachaceiro, ladrão, ululante…

  42. padockp

    MAS É CLARO Q Ñ DORME DESMAIA,DEPOIS DE UM LITRO HOJE DE “MALTE”aqueles tempos idos de pingas ja era até eu enchendo ao fucinho toda noite eu ñ durmo desmaio nem sonho com o “japona”me acordando as 06:00 hrs.quanto a essa pau mandado da Mirian pelo o “PT”a mesma como foi dito de tanto odio ñ percebe o ridiculo q esta caindo,pra ñ levar o q pra tumba q recebia regiamente um pagamento de 3.000.00 mil dolares el iria se revirar na cova rasa por isso dar até pra ver pelo o fucinho pq o seu filho ñ quer conta esse poço de fracasso,será igual a “cana de açucar”exprimida,sugada,e jgada fora como lixo qualquer para q se cabe de se revirar-se nos quintos dos infernos.

  43. Franco

    Poxa, essa eh facil! Molusco nao sonha portanto nada lhe faz perder o sono. Seu SNC eh por demais primitivo, nem mesmo sabe soletrar rs O destino do ninetopus eh acordar um dia com a panela fervendo e morrer cozido por falta de receptores de calor, igual o sapo. Nem precisa tampar a panela. Sua posicao na escala evolutiva desobriga as nuances. Fritar em azeite de dende tah de bom de tamanho pra essa criatura. Jah outras criaturas que respiram poeira pelo nariz merecem maior cuidado no preparo da fritura. Soh os alfabetizados entenderao!

  44. MOTOSERRA69SP

    AGORA ELE SÓ CONSEGUE SE REUNIR COM A QUADRILHA!
    .
    Não tem mais espaço público fora dos aparelhos do PT onde lulla possa se reunir, somente nos antros da quadrilha.
    Só fala aos pelegos dos sindicatos, imprensa da esgotosfera e alguns políticos do pt, sempre dentro de aparelhos que não permite a entrada de “estranhos”.

  45. MOTOSERRA69SP

    EU NÃO VOU CAIR DO CAVALO, EU NÃO TENHO CAVALO!
    .
    Lulla que usa celular e afirma que não tem, embora todo mundo sabe que é mais uma mentira pública dele, eu posso jurar de pés juntos que não tenho cavalo, portanto não corro o risco de cair… Nisso ele pode ficar tranquilo.
    Mas continuo achando que o demiurgo tem pesadelos com o Japonês e as sirenes da PF.

  46. Caio Maior

    Sem triplex, sem sítio, sem celular, sem noção e sem vergonha, a alma mais honesta do Brasil certamente tem “sono de pedra”. Poderá tirar proveito do repouso no Complexo Médico Penal de Pinhais.

  47. Brasileiro

    Mas sumiu das ruas e calçadas, só anda de jatinho e carro blindado: TUDO DE MEDO DO SOFRIDO POVO BRASILEIRO que quer o seu dinheiro de volta…

  48. Jorge Chequer

    É sabido por um grande número de brasileiros e já foi endossado pelo dr. Edney Freitas (psiquiatra),
    esse vil elemento é desprovido de qualquer sentimento de gente decente, quando então nada afugenta o seu torpe sono, salvo o barulho peculiar de um camburão.