Reynaldo Rocha: Rui Falcão encarna o papel do urubu que acertou errando

REYNALDO ROCHA A ignorância costuma produzir efeito contrário ao desejado pelo autor. Ao afirmar que Lula está sofrendo um linchamento, Rui Falcão — que antes de assumir a presidência do PT foi diretor de redação da revista Exame e puxa-saco de empresários por anos a fio — encarna o papel do urubu que acertou errando.

REYNALDO ROCHA

A ignorância costuma produzir efeito contrário ao desejado pelo autor. Ao afirmar que Lula está sofrendo um linchamento, Rui Falcão — que antes de assumir a presidência do PT foi diretor de redação da revista Exame e puxa-saco de empresários por anos a fio — encarna o papel do urubu que acertou errando.

Nos tempos de Linch (William ou Charles, não se sabe ao certo), o homem cujo nome acabou batizando a prática, fazer justiça com as próprias mãos era algo aceito por muitos. Hoje esse método é vista por cidadãos decentes como uma  distorção odiosa que busca punir criminosos à margem dos tribunais.

Quase todos os linchados são culpados. Isso não justifica, mas ajuda a compreender o fenômeno. Já houve muitos linchamentos decorrentes de suposições, mas  (e acontece), mas a esmagadora maioria das execuções atinge criminosos pegos em flagrante.

Estudos feitos em diferentes países demonstram que a descrença em punições está na raiz dessa reação desmedida,  que não respeita o devido processo legal, ignora o direito de defesa e consuma arbitrariamente a sentença. O que motiva essa explosão é a falta de confiança na Justiça. O cidadão se concede o direito inexistente de acusar, julgar e executar a pena por entender que o Estado é inoperante.

A questão levantada por Rui Falcão é diferente. Ele próprio coloca Lula na posição de criminoso cuja condenação imediata é exigida pela população. Neste aspecto, está certo. Ou Lula estaria entre os linchados inocentes, que somam 0,1% dos casos incluídos nos estudos, ou os sucessivos flagrantes induziram o povo a querer justiçar quem o enganou por tanto tempo. Se Lula está sendo linchado, há 999 chances em 1000 de ser efetivamente culpado pelos crimes que lhe são atribuídos.

Rui Falcão precisa escolher melhor as palavras e imagens que insiste em usar na defesa do indefensável. O Brasil foi e está sendo furtado. O furto ocorre quando bandidos amealham coisa alheia móvel (dinheiro, por exemplo) para si ou para outrem. É o que diz o Código Penal.  Lula furtou, e está sendo moralmente linchado pelo que fez.

O PT piora as coisas quando defende Lula como Rui Falcão tem feito. Além de provocar as vítimas do furto, está se oferecendo para ser linchado junto. Moralmente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    hebe

    O nome dele é:rui babão.

    Curtir

  2. Comentado por:

    DONADA TRAMPO

    O cara era diretor de redação da revista Exame. Formulava comentários e andava de braços com o empresariado, o que para um jornalista não é nenhum pecado. De repente se tran$$$$forma em um eminente operador, manobrador, confe$$or, embromador e pre$idente do PT. O que $erá que fez com que e$$a agourenta figura se tran$forma$$se dessa forma ??. $$$$eria apena$$$$ uma guinada de ideologia ou vontade me$$$$$mo de a$$$$$e$$$$$orar um presidente da republica tão querido dos banqueiro$$$$$$ e con$$$$trutora$$$$$$ como e$$$$$e ???

    Curtir

  3. Comentado por:

    Guidogf

    Há, senhor Ruim Falsão!Quanta coisa sabe do apedeuta, pois não?

    Curtir

  4. Comentado por:

    sene

    …não sei o porquê, mas, dentre o “elementos” do PT eu enxergo o maluco do Rui Falcão como o mais maligno de todos (…talvez à exceção do maluco do Lula),…me estarrece por demais a forma como ele se expressa nas suas falas,…sempre a querer demonstrar uma “serenidade” absurda e despropositada frente às questão que lhe são apresentadas,…eu o considero completamente amoral! / (…e olha que ser o mais maligno num meio em que só tem grandes malignos é coisa do outro mundo…).

    Curtir

  5. Comentado por:

    Zika neles

    Todo PTista é oportunista…!
    Rui Falcão é mais um.
    Continua tentando defender o indefensável para manter seu pixuleco.
    Mais nada.

    Curtir

  6. Comentado por:

    ONDE TÊM PT, TÊM CORRUPÇÃO

    Wellington Dias quando candidato a governador do Piauí em 2014, com o apoio do ministro da Saúde Marcelo Castro e do senador Ciro Nogueira, tiveram como primeira ação pedir a paralisação das obras do Rodoanel de Teresina , no que foram prontamente atendidos pelo governo federal, pois o candidato que tocava as obras era contrário ao governo ptista. Agora o jornal Diário do Povo do dia 11/02/16 anuncia que a obra vai recomeçar, pasmem, custando 50% a mais. Não custa lembrar que o candidato contra o ptista, era do PMDB partido de Marcelo Castro, Ciro Nogueira é citado em vários caso de corrupção, um carro com um motorista de Wellington Dias, foi apreendido a poucos dias da eleição carregado de dinheiro, o motorista deu diversas versões de quem era o dono do mesmo,porém o caso nunca foi apurado.

    Curtir

  7. Comentado por:

    DONNAU DITRAMPO

    sene – 11/2/2016 às 13:22. Se formos pensar em malignidade e maquiavelismo de pestistas, todos tem potencial , mas além do presidente do partido aí em foco, podemos incluir a eminencia parda TOP TOP Garcia, e outra figura que ultimamente e estranhamente não aparece nas figurações mas é um radical ativista impetuoso , misterioso que também aparece das sombras. Estou me referindo ao ex-ministro das comunicações do lulla que , dependesse dêle, a aplicação de MORDAÇA da mídia e também da liberdade de expressão de cada um de nós já estaria em pleno funcionamento . Não se pode esquecer desse. Fosse eu o magnífico Juiz Moro tratava de aprofundar investigação quanto às contratações suspeitas com países africanos , que presumo uma iy nUA das enxadadas vai encontrar minhocas.

    Curtir

  8. Comentado por:

    Geraldo Pereira

    Rui Falcão está querendo defender o indefensável.

    Curtir